Residência UFCSPA 2024: Saiba os detalhes sobre o edital

Confira detalhes sobre o edital da Residência UFCSPA 2024. As vagas, as datas, a bolsa e os benefícios e dicas.

Você é um profissional da área da saúde e sonha em fazer uma residência multiprofissional ou uniprofissional na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)?

Então, fique atento: o edital da Residência UFCSPA 2024 já foi publicado e as inscrições estão abertas!

Neste artigo, você vai saber tudo sobre o processo seletivo, as vagas, as datas, a bolsa e os benefícios, além de dicas para se preparar para a prova. Confira!

O que é a Residência UFCSPA 2024?

A Residência UFCSPA 2024 é um programa de pós-graduação lato sensu voltado para profissionais da área da saúde que desejam se especializar em uma das áreas oferecidas pela instituição.

A residência tem duração de dois anos e é realizada em regime especial de educação em serviço de 60 horas semanais e dedicação exclusiva.

A UFCSPA oferece 26 vagas para residência multiprofissional integrada em saúde (REMIS) e residência uniprofissional em diversas áreas, como enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, odontologia, psicologia, entre outras. A lista completa dos programas e das vagas pode ser consultada no edital.

Como se inscrever na Residência UFCSPA 2024?

As inscrições para a Residência UFCSPA 2024 devem ser feitas entre os dias 28 de agosto e 28 de setembro de 2023, exclusivamente pelo site da FUNDMED, que é a organizadora do processo seletivo.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 280,00 e deve ser pago até o dia 29 de setembro de 2023.

Para se inscrever, é preciso preencher o formulário online com os dados pessoais e profissionais, escolher o programa desejado e anexar os documentos exigidos no edital, como diploma ou certificado de conclusão do curso superior na área da saúde, currículo Lattes atualizado e comprovante de pagamento da taxa.

Como será a prova da Residência UFCSPA 2024?

O processo seletivo consiste em uma única fase, composta por duas etapas distintas. A primeira etapa compreende a realização de uma prova objetiva, cujo propósito é tanto eliminar quanto classificar os participantes. Esta prova abrange todos os programas e possui um valor total de 80 pontos.

Com efeito, a segunda etapa, por sua vez, é destinada à análise curricular. Também de caráter eliminatório/classificatório, essa etapa contempla todos os programas e possui um peso de 20 pontos.

Qual é a bolsa e os benefícios da Residência UFCSPA 2024?

Os candidatos aprovados e matriculados na Residência UFCSPA 2024 receberão uma bolsa mensal no valor bruto de R$ 4.106,09 (quatro mil, cento e seis reais e nove centavos), referente ao mês de agosto/2023.

A bolsa é proveniente de verbas fornecidas pelo Ministério da Educação ou pelo Ministério da Saúde.

Além da bolsa, os residentes terão direito a outros benefícios, como auxílio-transporte, auxílio-alimentação, auxílio-moradia, seguro de vida e acidentes pessoais, licença-maternidade e licença-paternidade.

Como se preparar para a Residência UFCSPA 2024?

Se você quer garantir a sua vaga na Residência UFCSPA 2024, é preciso se preparar com antecedência e dedicação. Para isso, você pode seguir algumas dicas:

  • Faça um planejamento de estudos com base no edital e no conteúdo programático da prova;
  • Reserve um tempo diário para revisar os conceitos teóricos e resolver questões de provas anteriores;
  • Mantenha-se atualizado sobre as políticas públicas de saúde e os temas relevantes para a sua área de atuação;
  • Cuide da sua saúde física e mental, alimentando-se bem, dormindo bem e praticando atividades físicas;
  • No dia da prova, leia com atenção as instruções e as questões, marque as alternativas com cuidado e confira o seu gabarito antes de entregar.

Em resumo, a Residência UFCSPA 2024 é uma ótima oportunidade para você se especializar em uma das áreas da saúde oferecidas pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Comentários estão fechados.