‘Rei do Pix’: saiba tudo sobre o golpe que toma as redes
Na fraude, criminosos usam o WhatsApp e outras redes sociais para oferecer valores altos em troca de transferências feitas pelo pix. Confira.
Na tarde da última terça-feira (05) a Polícia Civil do Distrito Federal realizou uma operação contra um jovem de 22 anos, acusado de aplicar o golpe do chamado “Rei do Pix”.
Na fraude, criminosos estavam usando o WhatsApp e outras redes sociais para oferecer valores altos em troca de transferências feitas por meio do sistema, multiplicando os valores que seriam mandados para as vítimas que fariam o investimento.
Os trabalhos da operação aconteceram em Cidade Ocidental, no entorno do Distrito Federal, e envolveram mandados de busca e apreensão na residência do suspeito. Ele seria membro de um grupo que realiza a fraude por meio das redes sociais há pelo menos quatro anos, com ganhos de cerca de R $2 mil por mês.
O suspeito de praticar o golpe estaria desempregado desde que completou o ensino médio e parece ter optado pelos golpes online como uma forma de ganhar algum dinheiro; as autoridades não informaram se ele chegou a ser preso durante os trabalhos. A investigação confirmou que o suspeito possui passagens pela polícia por extorsão, receptação, porte de arma, posse de drogas e outros crimes.
Pix premiado
Segundo a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) da Polícia Civil do Distrito Federal, o chamado golpe do Rei do Pix está se tornando comum nos últimos anos, sendo divulgado livremente por meio das redes sociais pelos golpistas. A fraude também é conhecida pelo nome Pix Premiado — que também batiza a operação — ou como “Urubu do Pix”.
A fraude é divulgada como sendo uma oportunidade de investimento, com ganhos altos. A promessa, por exemplo, é de um retorno de R $500 com o envio de apenas R $50, com os valores aumentando quanto mais dinheiro o usuário mandar.
O esquema funciona da seguinte forma: os criminosos recebem valores legítimos das pessoas, ainda que menores, em troca a vítima espera receber um determinado valor, em geral maior do que o dinheiro que ela aplicou.
Não há garantia nenhuma de recebimento e os valores ainda podem ser bloqueados pelas instituições bancárias originais, sem chance de recuperação do que foi “investido”.
Ambiente ideal para golpes
A promessa de dinheiro fácil em um momento de crise econômica e produtos caros nas prateleiras pode soar muito atrativa. Entretanto, os usuários não devem seguir adiante com propostas desse tipo, a polícia alerta, que os participantes, de vítimas, podem se tornar cúmplices de crime caso seja provado que as vítimas sabiam que o esquema era criminoso quando decidiram entrar nele.
Por isso é importante que você fique atento caso receba esse tipo de mensagem via Whatsapp ou através de qualquer outra rede social. Além dos riscos já mencionados, você também pode ser vítima de roubo de dados.
Caso você tenha sido vítima de um golpe desse tipo, o indicado é salvar as mensagens e procurar imediatamente a polícia para que o boletim de ocorrência possa ser registrado. Vale a pena ressaltar que crimes virtuais são mais difíceis de serem solucionados, mas não é algo impossível. Sempre colabore com as investigações policiais.
> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!
Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.
Você também precisa ler:
- Veja como estudar exatas e se sair bem no concurso público
- Drone com Inteligência Artificial voa a 70 km/h desviando de obstáculos
- Código de segurança do cartão: o que é? Para que serve?
- Veja como estudar para um concurso e ser aprovado de verdade
- Como usar o Trello para organizar os seus estudos para concurso
Comentários estão fechados.