Bolsa hoje: quase todas as empresas estão caindo

Quase todas as ações do Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, operam em queda nesta segunda-feira.

Quase todas as ações listadas na Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, caíram nesta manhã (13). Por volta do meio-dia, algumas ações começaram a subir.

Nesse sentido, até às 13h, o Ibovespa havia desvalorizado cerca de 2,97%, a 102.345 pontos. A queda mais notável foi a da Gol Companhia Aérea (GOLL4), que caiu 12,74% para R$ 10,14.

Portanto, o mercado foi impactado fortemente pelos dados de inflação nos Estados Unidos, somando-se aos temores de taxas de juros mais altas e até de recessão.

Então, confira na integra:

  • O que fazer com as ações quando quase tudo está no vermelho?
  • O que fazer com as ações?
  • O que é uma bolsa de valores?

O que fazer com as ações quando quase tudo está no vermelho?

Inicialmente, é hora de segurar ou vender para não perder ainda mais? Os retrocessos criam oportunidades para comprar a preços baixos? Veja o que os especialistas dizem abaixo.

Você também precisa ler:

O que fazer com as ações?

Primeiramente, é hora de manter a calma. Se você puder manter a calma, este é um bom momento para fazer compras, dizem os analistas. A diretriz para esses momentos é ter extrema cautela.

Vale a pena comprar ações parceladas e focar em ativos que não dependem de um ciclo de crescimento global, como energia, saneamento e concessões, diz Regis Chinchila, analista da Terra Investimentos.

Segundo Pedro Serra, Head de Research da Ativa Investimentos, recomenda comprar e esperar, pensando no longo prazo. Com isso, até as eleições, o mercado acionário vai andar de lado, com sucessivas quedas e altas.

Acho que não vai cair muito porque as ações já estão muito baratas, com desconto. Então acho que não vai ficar abaixo de 100 mil pontos, diz ele.

Ademais, o que ajuda a bolsa (segundo ele) é que ela é fortemente baseada em produtos básicos, commodities: carne, minério, celulose, petróleo etc. Sendo que,  esses ativos são mais fortes para enfrentar períodos de inflação, segundo Serra. Portanto, há boas oportunidades de compra.

Outrossim, ele também indica as ações de shoppings e marcas associadas ao consumo de pessoas de alta renda que são bastante resilientes em tempos de preços altos.

O que é uma bolsa de valores?

À primeira vista, é provável que você tenha visto sobre os mercados de ações e ações similares, ou você ouve falar deles com frequência nos jornais, mesmo que você não seja um investidor ou alguém nos mercados financeiros.

Aliás, é comum ver a cotação do dólar e também a cotação do IBOVESPA no noticiário da TV, não é? Mas o que é esse índice? O que é uma troca? Entenda

Vale a pena destacar que a bolsa de valores é um ambiente de negociação financeira. Por sua vez, ela negocia ações, títulos de dívida, contratos futuros, commodities, entre outros.

Do mesmo modo, uma ação, ou um título, por exemplo, é uma parte de uma empresa.

Com isso, qualquer pessoa que possua uma ação é um sócio de uma empresa e é chamado de acionista.

Além do mais, as empresas com acionistas são chamadas de Sociedades Anônimas (S.A.) e podem ser de capital aberto ou fechado.

Portanto, as ações de uma empresa privada S.A. não são negociadas em bolsa de valores. Já as ações listadas de uma S.A sim.

> Assine nossa News Later para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegran? Clique aqui. 

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.