Meios de pagamento: quais são os mais importantes para o seu negócio?

Você sabe o que oferecer aos seus clientes quando o assunto são meios de pagamento? Entenda o que são e qual a importância para o negócio.

É através dos meios de pagamento que a sua loja receberá pelas compras realizadas. Saber quais deles aceitar pode ser uma dúvida para muitos empreendedores. Afinal, algumas taxas podem influenciar em quanto será descontado do valor. Entretanto, vale lembrar que isso dependerá da instituição financeira.

Toda empresa deve se atentar facilidades oferecidas aos seus clientes, mas não pode esquecer dos impactos que elas trarão o financeiro da companhia. Quer saber detalhes das principais formas de pagamento e qual a importância para a empresa e para o cliente? Então, acompanhe este conteúdo que explicaremos tudo para você!

O que são os meios de pagamento?

Os meios de pagamento são as diferentes formas que uma pessoa pode pagar uma mercadoria ou serviço a depender da empresa que ela realiza a transação. É possível optar por PIX, cartão de crédito, cartão de débito, transferência bancária, entre outros.

É muito importante que a empresa ofereça opções diversificadas para o cliente, assim, ele pode optar pela melhor forma de pagamento. Dessa forma, a loja será vista como facilitadora e que pensa nos consumidores.

Vale lembrar a importância de deixar o cliente satisfeito e como ele pode se transformar em um grande divulgador gratuito da sua marca. Alguns anos atrás, era possível indicar produtos no famoso método boca a boca, e ele existe e tem um poder até hoje. Entretanto, com o crescimento do digital, as redes sociais também se transformarão em grandes canais propagadores.

Quer conhecer os principais meios de pagamento? Confira os tópicos a seguir!

PIX

É o mais novo meio de pagamento e facilita muito para os cliente e para a empresa. Afinal, ele é simples e instantâneo, então, assim que realizado, o valor já entra na conta da loja. Como não há cobrança de taxa, muitos negócios chegam a oferecer desconto para chamar mais atenção a essa forma de pagamento.

Aprovado na hora, ele funciona em qualquer horário e em qualquer dia da semana. É feito através de uma chave pix, que pode ser CPF, e-mail, telefone, CNPJ ou número aleatório. Além disso, o pagamento pode ser realizado através de QR Code e pela função Copia e Cola.

Cartão de crédito

Um dos meios de pagamento mais conhecidos e usados pelos brasileiros. Ele permite que o cliente faça a compra a vista ou parcelado. Já para a empresa, a taxa cobrada pela antecipação do pagamento pode ser elevada, então, é preciso pesquisar bem as instituições financeiras disponíveis.

Caso a empresa opte por não antecipar, saiba que, geralmente, o prazo de recebimento é de 30 dias. Assim, só será paga a taxa de transação. Portanto, é preciso definir qual é a melhor opção.

Boleto bancário

Um dos meios de pagamento preferidos, pois não é necessário ter conta bancária para utilizá-lo, basta selecioná-lo e depois baixá-lo. Geralmente, há um prazo de pagamento de até três dias, mas isso não é regra. Uma empresa pode, por exemplo, ofertar apenas um dia.

O problema para a loja, é que aquele produto fica preso no estoque enquanto o pagamento não compensa, o que pode durar até três dias úteis após a quitação do valor. Infelizmente muitas pessoas desistem e não finalizam a compra.

Caso a empresa faça um lançamento de produto, por exemplo, esse não é um dos meios de pagamento mais indicado. Afinal, é normal que sejam produzidas poucas unidades e, quando o boleto bancário é liberado, muitos consumidores podem optar por ele e não finalizarem a compra. Ou seja, um prejuízo para a empresa, já que o estoque ficará parado.

Transferência bancária

Não é tão utilizado, principalmente agora com a possibilidade do PIX. Os meios eram por TED e DOC e ofereciam limite de dia e horário, no final de semana e feriado, por exemplo, não funciona, a transação fica agendada para o próximo dia útil.

Por isso, não faz parte dos meios de pagamento mais oferecidos no mercado. Como não é instantâneo, a empresa ainda precisa aguardar o comprovante da transação e depois cerca de meio hora para a confirmação.

Qual a importância de diversificar os meios de pagamento?

O ponto está relacionado a taxa de conversão. Quanto mais opções você oferece, mais chances você tem de fechar uma venda. Afinal, uma pessoa que não tem dinheiro na conta, por exemplo, pode optar pelo pagamento no cartão de crédito. Agora, caso a loja não oferecesse essa opção, ela perderia a venda.

A tecnologia tem ajudado bastante as empresas diversificarem os meios de pagamento, além de diferentes instituições financeiras que brigam entre si para oferecer a melhor taxa do mercado. Então, se no cartão de crédito é mais vantajoso fechar com uma determinada instituição, mas no boleto bancário nem tanto, você não precisa optar pelos dois no mesmo lugar.

A verdade é que o ambiente se torna muito mais atrativo e funcional para o cliente, o que é excelente para a empresa. Sempre pense na facilidade e simplicidade, que são pontos essenciais.

As pessoas vivem com pressa, sem tempo para nada. Então até mesmo na hora da compra a correria toma conta. Se o cliente acessa e não enxerga quais são as formas de pagamento, ele já pode desistir no meio caminho. Então, avise através dos canais de atendimento quais são os meios de pagamento que o seu negócio aceita. Dessa forma, o seu cliente não perde tempo.

Para finalizarmos, vale a pena ficar de olho em outras formas de pagamento que podem fazer parte do dia a dia das lojas on-line, como criptomoedas e carteiras digitais. É claro que isso não quer dizer que todo negócio deve optar por todas elas, mas é sempre válido estudar e entender quais funcionam mais.

Essas são os principais meios de pagamento para que a empresa possa escolher quais os melhores para ela. Lembre-se sempre de pensar no cliente, mas olhe sempre para as finanças e nas taxas de cada instituição financeira.

Agora ficou mais fácil escolher as melhores formas de pagamento para o seu negócio, não é? Então, boas vendas!

Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Comentários estão fechados.