Psicologia Forense: saiba tudo sobre essa carreira

O psicólogo forense é um profissional da área de Psicologia que avalia a saúde mental de um indivíduo envolvido em um processo judicial.

Se você precisa analisar qual caminho seguir dentro do campo, existem várias opções abertas ao psicólogo. Uma delas é a psicologia forense, responsável por analisar as habilidades mentais dos suspeitos e seu comportamento em processos judiciais e investigativos.

Segundo pesquisa do site Salario, a demanda por psicólogos forenses aumentou de forma relativamente acentuada nos últimos anos, já que o salário mínimo mudou em torno de 40,26%.

Portanto, pode-se esperar que o mercado de trabalho seja favorável para psicólogos que pretendam cursar essa pós-graduação e se especializar nessa área.

O que é psicologia forense?

A psicologia forense é o elo entre a psicologia e o direito. É a área responsável por investigar o comportamento dos indivíduos envolvidos em ambientes ou circunstâncias reguladas.

O objetivo dessa área é garantir que todas as partes envolvidas, por exemplo, em um processo, tenham seus direitos protegidos.

Por meio da ciência sistemática e de um extenso repertório acadêmico catalogado pela profissão, o psicólogo forense atende a todas as exigências legais sem fazer juízos de valor a respeito.

Atuar nessa área exige responsabilidade e honestidade, pois esse profissional atua como representante analítico dos processos judiciais.

O que faz um psicólogo forense?

No entanto, o psicólogo forense atua como agente analítico de processos judiciais, suas atribuições são justamente analisar o estado psicológico dos envolvidos a fim de identificar possíveis comportamentos suspeitos.

A psicologia forense adota uma postura jurídica em todo o contencioso, em defesa dos direitos conferidos a todos que se encontram em um espaço lícito. É o que protege a integridade de qualquer sessão desse tipo.

Se você seja uma pessoa analítico, seu trabalho é analisar. Dentro desse espectro estão algumas de suas atribuições:

  • Coletar e analisar informações relacionadas a cada pessoa envolvida no processo jurídico;
  • Estudar profundamente análise do comportamento humano;
  • Elaborar inquéritos;
  • Apresentar provas e resultados obtidos através de metodologias científicas.

Embora o principal campo ser o direito penal, muitos profissionais da psicologia forense em áreas como direito civil e trabalhista, como veremos mais a frente.

Que formação para se tornar um psicólogo forense?

Esta é uma especialização para graduados em psicologia. Como parte do próprio doutorado, o aluno já entra em contato com a psicologia forense, pois esta é uma das disciplinas que fazem parte da grade curricular do curso.

Hoje no Brasil é possível fazê-lo nas modalidades de ensino presencial ou a distância. Na hora de escolher, o aluno deve primeiro verificar se a faculdade tem a aprovação do Ministério da Educação (MEC) para oferecer o curso.

Nesse passo, esta é a garantia de que o diploma do ensino superior é válido em todo o país e pode ser utilizado para encontrar emprego na área ou para entrar em concursos públicos que exijam este nível de ensino.

Com isso, selecionamos faculdades do MEC reconhecidas e bem avaliadas que oferecem a especialização em Psicologia Forense ou áreas afins.

Além do selo de qualidade da mais importante instituição de ensino do Brasil, todos contam com programas de descontos, bolsas e financiamento facilitado.

  • Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
  • Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
  • Universidade de Franca (UNIFRAN)
  • Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Quais são as especialidades da psicologia forense?

O mercado hoje demanda psicólogos forenses em diversas áreas e oferece muitas oportunidades de trabalho, principalmente em ambientes como:

  • Unidades de pesquisa;
  • Centros judiciais;
  • Estabelecimentos de saúde psicológica prisional;
  • Instituições de apoio às vítimas de crimes.

Além disso, quem trabalha com psicologia forense pode atuar em diversos segmentos.

-> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.