Processo seletivo IBGE 2023: São mais de 8 mil oportunidades

Saiba tudo sobre o processo seletivo IBGE para o Censo Demográfico 2023: vagas, salários, bancas organizadoras, inscrições e dicas de estudo.

Caro concurseiros, está prevista o processo seletivo IBGE 2023!

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou que vai realizar uma nova seleção para contratar mais de 8 mil profissionais temporários para trabalhar no Censo Demográfico 2023.

Nesse sentido, o edital deve ser publicado até o final deste ano, segundo o órgão.

O que é o Censo Demográfico?

O Censo Demográfico é a principal pesquisa realizada pelo IBGE a cada dez anos.

Ele tem como objetivo coletar informações sobre a população, as características dos domicílios, a educação, a renda, o trabalho, a saúde, entre outros aspectos sociais e econômicos do país.

O Censo Demográfico é essencial para subsidiar políticas públicas em diversas áreas, como saúde, educação, habitação, transporte, assistência social, entre outras.

Além disso, ele serve de base para o cálculo de indicadores como o Produto Interno Bruto (PIB), o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Estados e Municípios (FPE e FPM).

Quais são as vagas previstas no processo seletivo IBGE 2023?

De acordo com o IBGE, a nova seleção deve oferecer 8. 141 oportunidades temporárias, distribuídas da seguinte forma:

  • 49 vagas para Supervisor de Pesquisas por Telefone;
  • 806 vagas para Supervisor de Coleta e Qualidade ;
  • 6.742vagas para Agente de Pesquisas e Mapeamento;
  • 276vagas para Agente de Pesquisas por Telefone.
  • 120 vagas para Codificador;
  • 148 vagas para Agente Censitário de Mapeamento;

Os candidatos devem ter nível fundamental ou médio de escolaridade, dependendo do cargo pretendido. Os salários variam de R$ 1.345,00 a R$ 2.100,00, além de benefícios como auxílio-alimentação, auxílio-transporte e auxílio pré-escola.

Quais são as bancas organizadoras?

O IBGE informou que vai contratar três bancas organizadoras para realizar as etapas da seleção:

  • Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC);
  • Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN);
  • Instituto Nacional de Seleções e Concursos (Selecon).

Obsrva-se que já foi lançado o extrato de dispensa quanto a última banca, bem como quanto a primeira (extrato IBFC).

Nesse sentido, cada banca ficará responsável por um grupo de cargos e regiões do país.

A Selecon está encarregado de coordenar um concurso público para preencher um total de 148 vagas destinadas ao cargo de Agente Censitário de Mapeamento.

Foi anunciado que o Idecan será responsável pela realização de um processo seletivo para preencher 120 vagas na função de Codificador.

Por sua vez, o IBFC vai organizar as provas para recenseador para os cargos de Supervisor de Pesquisas por Telefone, Supervisor de Coleta e Qualidade, Agente de Pesquisas e Mapeamento e também para Agente de Pesquisas por Telefone.

Como se inscrever?

As inscrições para a seleção devem ser abertas após a publicação do edital, que está prevista para ocorrer até o final de 2023.

Sendo assim, os interessados deverão acessar os sites das bancas organizadoras e preencher um formulário online com seus dados pessoais e profissionais.

O valor da taxa de inscrição ainda não foi definido pelo IBGE, mas deve ser compatível com o nível de escolaridade exigido para cada cargo.

Ademais, os candidatos que se enquadrarem nos critérios de isenção poderão solicitar o benefício no ato da inscrição.

Como se preparar?

Para se preparar para a seleção do IBGE, os candidatos devem estudar os conteúdos programáticos previstos no edital, que devem abranger as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Conhecimentos Gerais;
  • Conhecimentos Específicos.

Além disso, os candidatos devem resolver questões e simulados das bancas organizadoras para se familiarizar com o estilo das provas e avaliar seus pontos fortes e fracos.

O Censo Demográfico é uma oportunidade única de trabalhar em um projeto de grande importância para o país e de adquirir experiência profissional.

Se você tem interesse em participar da seleção do IBGE, fique atento ao edital e comece a se preparar desde já. Boa sorte!

Comentários estão fechados.