Principais erros de quem está começando a empreender. Veja!

Um dos principais erros ao empreender é a falta de planejamento, os empreendedores acreditam em uma ideia promissora e sem antes pensar.

Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a taxa de mortalidade das empresas brasileiras aumentou. Três em cada dez microempreendedores individuais vão à falência em menos de cinco anos.

Assim, existem muitos processos explicativos para esse diagnóstico e erros cometidos pelos próprios gestores.

Gerir uma empresa implica responsabilidade

A promoção do empreendedorismo deve ser feita de forma realista, caso contrário fará com que as pessoas que dirigem uma empresa não tenham consciência. A falta de informação costuma criar certas dificuldades na hora de manter a sustentabilidade financeira. Então, se você está pensando em começar um negócio, certifique-se de planejar bem.

Erros mais comuns entre empreendedores

Não formalizar a empresa

Atualmente, o CNPJ é importante para manter o controle tributário para fazer a pessoa se enquadrar na legislação tributária. Dessa forma, a emissão de boletos, legislação, acesso ao crédito e novas formas de pagamento transmitem credibilidade aos clientes.

Use apenas sua intuição

Há alguns anos era comum dizer que alguém tinha habilidade para negócios, mas hoje a competitividade da maioria das indústrias exige estratégia. A falta de treinamento impede o uso responsável dos recursos, evitando perdas e alcançando o lucro desejado.

Ignorar um plano de negócios

Novamente, a execução intuitiva das atividades de uma empresa só leva a perdas financeiras. Estude ou busque ajuda para criar um plano de negócios e identificar pontos fracos e oportunidades. O investimento permite que as empresas cresçam com ainda menos risco de crise.

Esquecer de organizar as finanças

Dentre as funções administrativas, o controle financeiro é essencial para fiscalizar os resultados reais da empresa. Não se esqueça de utilizar ferramentas e indicadores digitais que o ajudarão a tomar decisões operacionais, táticas e estratégicas.

Mesclando a conta particular com a conta da empresa

Por causa da personalidade, é comum os microempreendedores confundirem a conta particular com a jurídica. Isso deve ser evitado, incluindo a renda mensal, ou seja, o salário, como despesa adicional da empresa.

Subestimando a inovação

Avalie o que você pode fazer para criar valor e fazer com que os consumidores paguem mais por seus produtos e serviços. As grandes empresas começaram a negociar, como a Starbucks, colocando nomes de pessoas nos copos e humanizando o serviço.

Não divulgar a marca corretamente

Resistir às mudanças online, principalmente para dar visibilidade às ideias, é um erro que os empreendedores cometem ao se adaptar ao varejo físico. Há uma sensação de que usar meios digitais de aparecer é difícil, mas nada que um pouco de conhecimento ou ajuda resolva.

-> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.