Planejamento financeiro: 3 dicas para começar o seu!

Você já sentiu dificuldades na hora de fazer o seu planejamento financeiro? Afinal, por onde começar? Confira as dicas que separamos que podem ajudar!

O planejamento financeiro é fundamental para quem deseja realizar alguns objetivos, principalmente aqueles que envolvem dinheiro. Entretanto, é difícil encontrar um que não precise. Escreva todas as suas metas no papel e veja quais delas precisam de capital para serem realizadas. 

Por isso, ter uma organização financeira é fundamental. Com ela você saberá exatamente o quanto tem disponível, o quanto pode poupar, o quanto vai gastar em relação aos seus objetivos e as suas contas começam a ficar organizadas. 

Para que você tenha tudo muito bem planejado, é preciso saber exatamente por onde começar. Então, para ajudá-lo nesse processo, separamos algumas dicas para que você já coloque em prática. Confira!

Como fazer o planejamento financeiro?

O primeiro passo é ter uma ferramenta para anotar todas as informações. É importante ressaltar que não importa qual seja, vale sempre aquela que mais faz sentido para você. Alguns exemplos que pode testar para o seu planejamento financeiro:

  • Planilha do Excel
  • Aplicativos do celular
  • Caderno
  • Plataformas online

Você pode testar cada uma delas ou manter aquela que já utiliza e tem mais prática. O importante é saber como manter a ferramenta organizada.

Hora do diagnóstico financeiro

Para que o seu planejamento financeiro funcione, você precisa ser realista e não ter medo de encarar as suas dívidas. Escreva exatamente tudo que tem para pagar e quais os valores atualizados. Após isso, ficará muito mais fácil de criar a sua projeção financeira

Anote o quanto você ganha, o quanto você gasta e as contas que estão abertas. Assim, você saberá o quanto você pode gastar e, até mesmo, poupar. Coloque o quanto será reservado para pagar as despesas fixas e variáveis, o quanto será direcionado para dívidas antigas e o quanto será para guardar/investir. 

Quais são os seus objetivos?

Para que o seu planejamento financeiro faça ainda mais sentido, você tem que saber o motivo dele ser tão importante. Nada melhor que realizar os seus objetivos. Por isso, liste todos eles e veja quais precisam de dinheiro para acontecer. Por exemplo: É compra ou troca de um carro? É conhecer um novo lugar? Passar uma semana em um hotel no campo? Comprar um imóvel?

Não importa se é simples ou não, o que vale é o quanto é importante para você. Feito isso, separe em curto, médio e longo prazo. E depois defina quanto de dinheiro por mês vai para cada uma dessas metas. Agora, não adianta sair colocando um valor qualquer, é preciso ser planejado e organizado. Por isso é tão importante saber para onde vai o seu dinheiro.

Retorne toda semana ou a cada 15 dias no seu planejamento

Agora que você já sabe o que fazer com o seu dinheiro, é muito importante que sempre retorne ao seu planejamento financeiro para saber se está tudo em ordem. Fez o pagamento de uma conta? Abra a ferramenta que escolheu e já atualize. 

O ideal é que faça isso semanalmente. Então, se gastou algo que estava fora do planejado, já insira na ferramenta e anote exatamente o que foi. Dessa forma, você não vai se perder no início do mês sem saber como foi gasto aquele dinheiro.

Agora, é hora de colocar a mão na massa!

> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Comentários estão fechados.