PIX: Número de chaves cadastradas é o dobro da população

Até Julho de 2022, foram registradas 478 milhões de chaves Pix, portanto, duas vezes mais que os 214,9 milhões brasileiros.

Segundo o Banco Central do Brasil (BC), o número de chaves Pix registradas já é o dobro da população brasileira. Até julho deste ano, 478 milhões de chaves haviam sido registradas, o dobro dos 214,9 milhões de brasileiros.

Nesse sentido, a maioria das chaves (95%) pertence a indivíduos. Segundo o Banco Central (BC), o número de operações via Pix supera outros meios como cartões pré-pagos, transferências intrabancárias e débitos diretos.

Apresentado pelo Banco Central em novembro de 2020, a tecnologia é uma ferramenta de pagamento gratuita e instantânea. Desde então, o número de usuários triplicou de 41.000 para 131.000.

A chave mais utilizada pelos usuários da funcionalidade é uma chave aleatória onde uma combinação de letras e números é fornecida para completar a transação.

Portanto, existem pelo menos 190 milhões de chaves aleatórias, que é 39,8%. Em seguida vem o CPF em 22.7%, o celular em 21% e o e-mail em 17.7%.

Transações financeiras em que foram utilizadas o PIX

Em suma, a tecnologia movimentou R$ 933 bilhões em mais de 2 trilhões de transações até julho deste ano.

No entanto, a conformidade com as modalidades ‘Pix Saque’ e ‘Pix Troco’ lançadas em novembro de 2021 ainda é baixa em relação às transações gerais, embora tenha apresentado crescimento.

As duas modalidades somaram, assim, 270 mil transações.

Golpes que surgiram

Pelas próprias estimativas dos bancos, os golpes podem causar prejuízos da ordem de R$ 2,5 bilhões ao sistema financeiro nacional neste ano, sendo que 70% dos golpes envolvem operações por meio da ferramenta.

Assim, a ferramenta é segura. Mas se você for vítima de sequestro ou sofrer um golpe, a experiência [da plataforma] ficará comprometida, disse Ricardo Teixeira Leite Mourão, chefe do departamento de Operações Bancárias e Sistemas de Pagamentos (Deban) do banco central, durante a Febraban Tech 2022 em São Paulo.

-> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

 

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.