Pirâmide financeira: O esquema é crime mesmo? Entenda!
Caso você receber uma proposta de investimento que parece boa demais para ser verdade, tenha cuidado. Pode ser um golpe de pirâmide. Veja!
Inicialmente, a piramíde financeira é um sistema comercial que pode ou não incluir um produto à venda. Dessa forma, ele promete grandes recompensas para quem se juntar e trazer novos membros para o negócio.
Nesse sentido, a pessoa paga para participar e parte do recurso se torna recompensa para a pessoa que a indicou. O indicado, por sua vez, tem que levar outras pessoas para montar a pirâmide e ter lucro.
Vale a pena destacar que a palavra pirâmide vem do formato exato em que o modelo foi desenhado: começa com um vendedor no topo que convida um grupo de membros para a etapa seguinte.
Logo, cada pessoa neste nível é responsável por recrutar seu próprio grupo, que estará no próximo nível, e assim por diante.
Qual é a diferença entre pirâmide e marketing multinível?
À primeira vista, especialistas afirmam que a pirâmide não tem nada a ver com marketing multinível, o que é legal.
Portanto, a modalidade envolve a venda de produtos genuínos e uma comissão que um vendedor recebe sobre uma parte do que outros indicados estão vendendo.
Nesta modalidade, o vendedor não ganha por indicar alguém, mas uma porcentagem do preço do produto , que o referido deve negociar.
Este sistema é legítimo. Além disso, ele é sustentado pela venda de produtos e não pela adesão de novos membros.
Então, a diferença está na forma como os participantes são remunerados. Portanto, embora o marketing multinível seja legal, a pirâmide financeira é um crime.
Como visualizar o esquema?
Atualmente, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), cuja função é regular o mercado, define o esquema como uma promessa de retornos atraentes, poucos detalhes dos riscos, uma sensação de oportunidade que não se pode sentir falta.
Com isso, especialistas definem o esquema como um modelo ilusório para oferecer dinheiro fácil e rápido.
Sendo assim, as pirâmides financeiras têm características comuns, como a promessa de lucros exorbitantes, a retenção do capital investido, a promessa de ganhos adicionais observando novos clientes e falta de informações básicas sobre a empresa que oferece o serviço, diz ele.
Por que o esquema de pirâmide é crime?
É importante lembrar que as pirâmides financeiras são um crime antigo no Brasil. Além do mais, foi designado crime contra a economia com a sanção da Lei 1.521 em 1951.
Ademais, quem participa da pirâmide e recruta novos membros, seja com lucro ou prejuízo, está cometendo crime , diz o advogado.
Sendo assim, a pena é de seis meses a dois anos de prisão, além de multa. Está tramitando na Câmara dos Deputados um projeto de lei (PL 744/21) que vai aumentar essa pena, que pode chegar a até 8 anos de prisão.
Assim, a regulamentação é crime porque só a entrada de novos Investidores alimentam a pirâmide e o equívoco de lucro.
> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!
Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.
Você também precisa ler:
- RANKING Atualizado do Melhor Curso para Concursos!
- 18 Dicas para passar em Provas e Concursos em 2022 mais valiosas!
- Como Estudar para Concursos sem Dinheiro: Vantagens e Desvantagens
- Mapa Mental: 17 Dicas que irão revolucionar seu estudo. Software grátis
- Guia completo de como estudar em casa: 10 dicas de ouro!
- Como estudar sozinho para concurso público e ser aprovado
- Salário mínimo pode ter novo reajuste este ano? Confira
- 4 dicas comprovadas pela ciência para você estudar melhor
Comentários estão fechados.