Passos para se tornar proativo e se dar bem no seu trabalho

Dicas para quem quer se tonar mais proativo no ambiente de trabalho, confira abaixo!

Quem nunca ouviu falar que é preciso se tornar mais proativo e que isso é importante no mercado de trabalho?

Ser mais proativo é cada vez mais necessário, principalmente em um momento em que as empresas buscam habilidades emocionais e estão menos focadas em técnicas.

Na Prática explica o que você precisa saber para entender o conceito de proatividade e se desenvolver plenamente.

O que é proatividade?

Em termos gerais, é a capacidade de uma pessoa resolver problemas de forma independente e antecipada.

Em outras palavras, uma pessoa proativa é alguém que tem a capacidade de analisar processos e identificar formas para melhorá-lo – mesmo quando ninguém indicou um caminho.

Por exemplo, se uma empresa está gastando muito tempo analisando dados de vendas, uma pessoa proativa pode criar um novo sistema para acelerar esse processo.

Ou, em outro cenário, se a empresa está gastando muito dinheiro com vários fornecedores, um funcionário atento pode criar uma nova base de potenciais parceiros – definindo custos, operações potenciais e prós e contras de detalhes de uma troca .

Os exemplos são infinitos. No entanto, a dificuldade está em ser proativo da maneira certa. Na maioria das vezes, a postura por si só não é suficiente.

Você também precisa ler:

Conheça os processos da empresa

Saiba mais sobre sua função, a missão de sua unidade e as metas gerais da empresa para a qual você trabalha. Esta é a única maneira de você criar soluções antecipadamente e ser proativo: Você precisa conhecer seu ambiente.

Proceda da seguinte forma:

  1. Pergunte a seus gerentes e pessoas mais experientes sobre a empresa; Você acessa o organograma da empresa e entende como ele funciona;
  2. Leia mais sobre a história da empresa e entenda seus objetivos.

Procure saber mais sobre sua área e outras

Se você foi contratado para realizar x número de tarefas, procure saber mais sobre essas responsabilidades. Às vezes você pode ser proativo simplesmente mudando seu próprio processo.

No entanto, tente entender como o trabalho é feito em sua área, fora de sua área e em outras áreas da organização.

Talvez você tenha conhecimento que os ajude ou esteja interessado em aprender mais e talvez ampliar sua gama de habilidades.

Faça cursos para melhorar suas habilidades existentes e explorar outras áreas. Esse processo pode até ser útil para definir novos rumos e planos de carreira.

Não interfira no trabalho dos outros

Ser proativo não significa ser insistente. Respeito, cautela e ouvidos abertos são necessários acima de tudo antes de apontar possíveis mudanças de direção.

Antes de querer resolver um problema, descubra se esse problema é realmente importante em segundo plano – fale do ponto de vista da organização veja com as pessoas e aproxime-se gradualmente de ambientes que não o afetam diretamente.

Cumpra seus compromissos primeiro

Você deve garantir que os compromissos acordados no início de seu trabalho sejam cumpridos satisfatoriamente. Não adianta resolver um problema antecipando os outros sem antes cuidar das tarefas você mesmo.

Então lembre-se: uma pessoa proativa é aquela que, além do básico – bem feito – ser criativo pode resolver novas soluções e problemas.

Procure ambientes proativos

Certifique-se de estar cercado por pessoas proativas e aplique essa lógica ao seu trabalho diário. Tentar inovar em um ambiente fechado a essa atitude pode prejudicar sua avaliação aos olhos de seus superiores e é muito provável que suas ideias não sejam implementadas.

Em um ambiente, por outro lado, que é aberto à autonomia É comum que suas ideias sejam aceitas e que suas habilidades sejam ainda mais valorizadas e desenvolvidas com o passar dos dias. É até possível que pessoas proativas sejam recompensadas nesses ambientes.

Resolver também os problemas já mencionados

A proatividade significa, em última análise, entender que as responsabilidades da organização são coletivas. Com isso em mente, é importante que as pessoas entendam que, quando surge um problema, elas podem procurar respostas para resolvê-lo.

Pessoas proativas tendem a antecipar os outros na identificação de problemas, mas também as colocam na primeira linha para ajudar as pessoas que precisam de uma solução para um problema já identificado.

Entre em contato com os membros de sua equipe.

> Assine nossa News Later para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegran? Clique aqui. 

Você também precisa ler:

 

Comentários estão fechados.