Orkut Büyükkökten vai reativar o Orkut? Saiba mais

Orkut Büyükkökten, fundador da rede social que leva seu nome, anunciou que terá novidades nos próximos dias. Saiba mais.

Orkut Büyükkökten batizou uma das primeiras redes sociais bem sucedidas com seu próprio nome. Assim, nasceu o Orkut, um lugar onde cada um podia pertencer às comunidades com as quais se identificasse, postar fotos e interagir com amigos. Mas, se era tão bom, por que acabou?

O que houve com o Orkut?

Foi traumático para muitos usuários ver a rede ser fechada em 2014. No entanto, como tudo na tecnologia, novas soluções ganham espaço rapidamente.

Assim, a rede de Orkut Büyükkökten  foi sendo substituído pelo Facebook de Mark Zuckerberg até chegar ao ponto de que não era mais viável mantê-la ativa. Na verdade, isso já vinha acontecendo desde 2010.

Além disso, o próprio fundador admitiu que softwares que não sofrem atualizações constantes, ficam para trás. De fato, foi exatamente isso que aconteceu com o Orkut. A rede social mais famosa dos anos 2000 ficou ultrapassada.

Ao mesmo tempo, a dificuldade da rede social de migrar para os smartphones também pesou para que a rede não sobrevivesse para comemorar o boom das redes sociais.

Você também precisa ler:

O Orkut vai voltar?

Na verdade, ninguém sabe ao certo. A única certeza é que Orkut Büyükkökten reativou o site. No entanto, nenhuma ação pode ser executada.

Pelo menos, não ainda. Até o momento, não dá para criar novas contas, acessar comunidades antigas ou rever fotos salvas nas páginas da rede social. Aliás, essa ação só foi possível até 2016. Quem perdeu o prazo, já não tem mais acesso às fotos carregadas.

Mas, engenheiro turco Orkut Büyükkökten já fez barulho suficiente só por acender as luzes. Agora todos os fãs já se preparam para a “fila” na entrada. Na semana passada, o assunto dominava as pesquisas no Google. Afinal, curiosidade é o que não falta.

Se voltar, como deve ser o novo Orkut?

Até o momento, ninguém tem ideia do que está para acontecer. Mas, especialistas da área apontam para a direção que a rede social deve seguir caso esteja se preparando para o seu retorno.

Por exemplo, em seu comunicado misterioso, Orkut Büyükkökten disse que acredita na importância da conexão entre as pessoas, indicando que pode estar criando uma rede social.

Além disso, utilizar a logo do saudoso site reforça a ideia de que o novo empreendimento digital terá raízes no Orkut já conhecido pelos usuários.

Ou seja, pode ser um Orkut repaginado e com maior funcionalidade, pronto para se adaptar às tecnologias atuais.

No entanto, isso tudo pode ser só uma grande jogada de marketing e não ter absolutamente nada a ver com a versão antiga da rede social. Afinal, o que se passa na cabeça de Orkut Büyükkökten, ninguém sabe.

 Mas, que algo está sendo criado não resta dúvida. Pois, na página oficial, o criador convida os curiosos de plantão a cadastrarem um e-mail para receberem atualizações em primeira mão, mesmo sem saber o que esperar.

Uma grande dose de nostalgia

Para quem já viu a série da Netflix “De volta aos 15”, esse rebuliço todo só reforça o sentimento de nostalgia. Na produção, a personagem principal viaja no tempo e revê seu perfil do Orkut, as comunidades, fotos e tudo mais.

Aguardemos para ver se Orkut Büyükkökten pretende oferecer a mesma experiência para milhões de usuários em todo o mundo mais uma vez.

> Assine nossa News Later para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegran? Clique aqui. 

Você vai gostar de ler:

Comentários estão fechados.