Orégano: Confira 9 benefícios desta planta para a saúde

Um dos maiores benefícios do orégano é a sua capacidade de fortalecer o sistema imunológico, pois ele ajuda a combater infecções virais.

O orégano, cujo nome científico é Origanum vulgare, trata-se de uma planta aromática bastante utilizada para dar sabor a pratos, principalmente pizzas, massas, saladas, peixes, carnes e molhos, pois confere aos pratos um toque levemente picante e aromático.

Além disso, o orégano detêm propriedades antioxidantes, antimicrobianas, anti-inflamatórias e anticancerígenas. Por isso pode ser usado para combater fungos, vírus e bactérias, prevenir o desenvolvimento de algumas doenças crônicas e promover a perda de peso.

Outrossim, a parte mais utilizada do orégano são suas folhas, que podem ser usadas tanto frescas quanto desidratadas para dar sabor aos pratos.

Não só isso, também pode ser consumido na forma de chá, para preparar xarope ou como óleo essencial. Saiba mais sobre o orégano abaixo.

Benefícios do Orégano

O consumo regular dessa planta oferece diversos benefícios à saúde, sendo os principais:

Previne o Câncer

O orégano possui antioxidantes como carvacrol e timol, os quais ajudam a neutralizar os radicais livres que se formam em excesso no organismo.

Assim, reduzem os danos celulares e previnem o crescimento de células cancerígenas, prevenindo e retardando o desenvolvimento de diversos tipos de câncer como ovário, próstata e leucemia.

Ajuda a diminuir os níveis de colesterol

O consumo regular de chá de orégano pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol ruim, LDL, pois esta planta aromática contém altos níveis de compostos com propriedades antioxidantes, como flavonóides, timol e carvacrol, que previnem doenças cardiovasculares.

Melhora a digestão

O orégano é um bom antiespasmódico e eleva a produção de sucos gastrointestinais, auxiliando na digestão

Confira também:

Portanto, o orégano é uma ótima opção para melhorar a dispepsia, inchaço, cólicas e espasmos intestinais.

Ajuda na eliminação de secreções respiratórias

O orégano, quando consumido na forma de chá ou mesmo xarope caseiro, pode acabar atuando nos brônquios, aumentar a produção de secreções pulmonares e por isso é considerado um bom alimento com efeitos expectorantes.

Em geral, tal planta pode ser usado para tratar bronquite, tosse seca, resfriado, sinusite e laringite.

Alivia Dores Musculares

Em razão das suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o orégano ajuda a relaxar os músculos e aliviar algumas dores como torcicolo e lombalgia.

Recomenda-se aplicar orégano diretamente na pele na forma de cataplasma ou óleo essencial.

Controla o diabetes

O consumo diário de orégano tem efeito antidiabético, pois é capaz de bloquear algumas enzimas que atuam no metabolismo da glicose e promover o equilíbrio da glicemia, o que pode ser útil no controle de diabetes e pré-diabetes.

Previne o envelhecimento prematuro

O consumo diário de orégano pode acabar prevenindo o envelhecimento prematuro, pois é rico em compostos antioxidantes, como flavonóides e vitamina C, que auxiliam a neutralizar o excesso de radicais livres, prevenir danos às células e manter a pele com aparência mais jovem. É mais saudável.

Ajuda na perda de peso

Os componentes anti-inflamatórios e antioxidantes do orégano atuam na redução da inflamação e da gordura corporal, pois é um alimento muito útil para dietas de emagrecimento e ajuda a reduzir o peso corporal de forma mais eficaz.

Combate Vírus, Bactérias e Fungos

Esta planta possui propriedades que auxiliam no tratamento de algumas infecções, como gripe, infecções do trato urinário, herpes e candidíase.

Isso ocorre pois seus compostos, como o carvacrol, ajudam a reduzir a atividade dos microrganismos os quais causam essas infecções, a cicatrizar mais rapidamente e, portanto, podem ser indicados como adjuvante tratamento médico.

Como consumir orégano

O orégano pode ser consumido com folhas frescas ou secas e é fácil de cultivar em pequenos potes em casa. As folhas secas devem ser substituídas a cada 3 meses, pois perdem o aroma e o sabor com o tempo.

Esta erva pode ser usada na forma de chá ou para dar sabor a pratos e combina muito bem com ovos, saladas, massas, pizzas, peixes, carneiro e frango.

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui. 

Comentários estão fechados.