O que são NFTs? Saiba como criar, comprar e vender!

Você já ouviu falar ou sabe o que são NFTs? De modo geral, podemos dizer que eles são verdadeiros ativos e que podem gerar um bom dinheiro.

Um dos assuntos mais populares da atualidades, e inclusive uma das frases mais pesquisadas é: o que são NFTs? Dá dinheiro? Como comprar e vender?

De modo geral, os NFTs se tornaram um dos maiores criptoativos de 2021, tão populares quanto as criptomoedas e ganhando o coração e a mente dos investidores.

Apesar de só terem se popularizado agora, os NFTs estão no mercado desde 2012, e surgiram junto com o conceito de criptomoedas e bitcoins, movimentando cerca de R$ 66,9 bilhões em 2021.

Se você deseja descobrir mais sobre o que são NFTs, então vem comigo!

O que são NFTs?

NFT é um termo que vem do inglês (Non-fungible token), que traduzido para o portugês significa tokens não fungíveis, e que possuem um funcionamento bastante semelhante ao bitcoin.

Tal como os bitcoins, estes tokens utilizam a blockchain para armazenar os arquivos em uma rede descentralizada para validar e autenticar arquivos, com o objetivo de evitar a pirataria.

Entretanto, os tokens não são negociáveis, e isto os tornam únicos, justamente por serem “cripto-colecionáveis”.

Sendo assim, a proposta desse token é tornar algumas coisas, como por exemplo, imagens ou memes, em propriedades únicas, originais e claro, precificadas.

Para que você compreenda melhor, vou te explicar como estes tokens funcionam, como criá-los e vendê-los.

Como funcionam?

Na prática, esses tokens são ativos que tem a forma de cryptoart, ou seja, ativos de arte digital, no qual o principal objetivo é valorizar este ativo, de forma semelhante ao que acontece com obras de arte.

Porém, tudo isso dentro do mundo digital, onde você pode dar valor para momentos, vídeos, músicas, imagens, itens de jogo e até mesmo memes.

Assim, este ativo é registrado em uma blockchain, se tornando uma representação digital de um ativo de valor, sendo bem parecido com o que acontece com as criptomoedas.

Contudo, o valor pago ao criador é bem parecido aos royalties, estimulando a criação de mais tokens.

LEIA MAIS:

Vamos utilizar um exemplo prático e que tomou conta da internet há meses atrás. Nesse sentido, o atacante do Paris Saint Germain, Neymar Jr, gastou cerca de R$ 6 milhões em duas imagens digitais, que fazem parte da coleção Bored Ape Yacht Club. Além do mais, isto inclusive foi o tema da sua festa de aniversário de 30 anos.

Assim, as imagens foram compartilhadas em seu perfil do Instagram, tanto no feed quanto como foto de perfil, e as transações foram feitas por meio da criptomoeda Ethereum, que é a mais utilizada no mercado de NFTs.

Além do jogar, outras celebridades como Justin Bieber, Jimmy Fallon e Eminem também investem em NFTs.

Como criar NFTs e quanto custa para criá-los?

Criar um NFT não é algo difícil, entretanto, antes de fazê-lo, é necessário escolher qual blockchain será utilizada para realizar as transações. Como dissemos, a mais utilizada atualmente é o Ethereum.

Entretanto, algumas outras blockchains estão se popularizando no universo NFT, como por exemplo:

  • Binance Smart Chain;
  • Fluxo (Dapper Labs);
  • Tron;
  • EOS
  • bolinhas;
  • Tezos;
  • Cosmos;
  • Cera;
  • Solana.

Outro detalhe muito importante é que cada blockchain possui suas características próprias e padrões de token.

Em outras palavras, se você cria um NFT na Ethereum, você só poderá vendê-las em plataformas que ofereçam suporte para essa moeda.

Assim, após a parte financeira, você deve cadastrar o seu NFT, seja ele o formato que for, colocando-a a venda dentro da plataforma escolhida.

Hoje, a palataforma mais popular é a OpenSea, onde você cadastra seus dados e cria a sua carteira.

Em seguida, você deve inserir seus arquivos, criando a sua coleção e nomeando-a, e por fim, os seus tokens estão criados e disponíveis para venda.

Como comprar e vender tokens

Para comprar e vender os NFTs, é necessário estar cadastrado em uma plataforma, tal como possuir criptomoedas suficientes e assim adquirir o token que você deseja.

Como dissemos, cada plataforma possui as suas características próprias e oferece suporte a ativos e criptomoedas diferentes.

Hoje, a plataforma mais popular é a OpenSea, que consiste em um marketplace baseado em Ethereum, e apara comprar NFTs dentro dela, é necessário usar Ether ou tokens como Wrapped Ether, USD Coin ou DAI.

Assim, você se cadastra na plataforma, insere suas moedas, criando assim a sua carteira ou comprando uma carteira sugerida pela própria OpenSea.

Em seguida, você pode utilizar a ferramenta “Explorar” dentro da plataforma, escolher qual token é o seu preferido, ou ainda, o mais rentável, e assim comprar o seu NFT.

Outro detalhe que deve ser dito, é que para fazer a compra do NFT, também é necessário pagar a taxa de transferência da blockchain, conhecida como gas, a qual varia conforme as transações. Ou seja, quanto maior a movimentação, mais alta será sua taxa.

Para vender o token, você deve abrir a página dele e escolher a opção vender, escolhendo as condições da venda, se é por meio de leilão, preço fixo ou venda conjunta, e depois escolher em quais moedas seja receber.

Mas afinal, este é um bom momento para entrar no mundo dos NFTs?

Uma das perguntas que mais pairam acerca das NFTs é: vale a pena entrar nesse mundo?

Definitivamente, a resposta é simples: vale muito a pena, principalmente, pelo fato de grandes marcas estarem adentrando no mercado, o que traz mais confiança.

Assim, a previsão é que os NFTs se tornem muito maiores futuramente, sendo este o momento ideal para criar o seu espaço dentro do mundo cripto!


Receba Novidades pelo Canal do Telegran

LEIA MAIS:

 

Comprar e Vendes NFTsInvestimento em NFTsNFTs