TikTok: entenda o que realmente está por trás do sucesso!

Aparentemente, o TikTok é um poço sem fundos de desafios sem maldade. Entenda o que está por trás das dancinhas inocentes.

Aparentemente, o TikTok é um poço sem fundo de desafios de palhaçadas, dancinhas e pegadinhas sem maldade. E foi sobre essa base que a rede social construiu seu império e aparente conto de fadas na internet.

Para abastecer esse universo e mantê-lo em movimento, o TikTok leva tudo com pulso de ferro. Ou seja, gerência exigente e demanda interna mais exigente ainda, pelo menos é o que informa funcionários da plataforma no Estados Unidos.

Segundo eles, o TikTok se apega a uma política de produtividade implacável e um nível de confidencialidade nunca antes vistos no meio tecnológico.

E olha que esses colaboradores têm vasta experiência em empresas concorrentes. Então, o que realmente acontece por trás daquele feed super dinâmico que você rola com tanta satisfação?

O outro lado das dancinhas

Enquanto o TikTok caminha a passos largos rumo ao topo, as condições de trabalho causam tensão proporcional nos escritórios da rede social em território americano.

Em apenas 6 anos de existência, a empresa foi a que alcançou record de downloads de seu aplicativo, só no primeiro trimestre de 2022.

Nos Estados Unidos, a rede social conta com cerca de 1.500 colaboradores, mas miram nos 10.000 desde o ano passado.

Grande parte do trabalho realizado por essa pequena multidão, tem a ver com “americanizar” procutos digitais Made in China para que eles caibam na caixa da América.

Dessa forma, o mercado do marketing volta sua atenção para a empresa e aumenta seus ganhos consideravelmente.

O preço pago pelo sucesso… dos outros

No quarte general da empresa, em Los Angeles, funcionários reportam privação de sono causada pela frequente demanda por trabalho, inclusive aos fins de semana, e por reuniões constantes e obrigatórias com colegas de trabalho que se encontram do outro lado do mundo.

Na verdade, a quantidade de horas trabalhadas informada é insana: cerca de 85 horas por semana! Isso dá mais de 12 horas por dia, contando que o colaborador tenha trabalhado os 7 dias sem descanso. Se tiver tirado um dia de folga, esse número pula para mais de 14 horas de trabalho por dia.

Para se livrar dessa escravidão digital, um dos funcionários afirma que precisou mostrar para seu chefe um laudo médico que apontava um problema grave de saúde.

Além disso, outros trabalhadores relatam problemas relacionados à rotina exaustiva, como:

  • flutuação de peso
  • altos e baixos emocionais tão graves, que precisaram recorrer a profissionais de saúde mental
  • estresse
  • situações constrangedoras causadas pelo estresse na busca por resultados.

O TikTok não está roubando, está herdando 

O TikTok não aprendeu por si só essa abordagem de guerra em suas instalações. Na verdade, já vimos akgo bem parecido na Amazon, algum tempo atrás.

Na verdade, até mesmo a frase de efeito usada pelo fundador Jeff Bezos é repetida pelos corredores da rede social, tentando evitar que os colaboradores se acomodem e percam a criatividade.

Curiosamente, a empresa garante que fez mudanças e adaptações em sua política de trabalho ao redor do mundo para garantir que todas as equipes apoiem a empresa em seu constante crescimento.

Mas, que o objetivo é garantir que seus funcionários cresçam junto com a empresa. Bom, parece que o conceito de parceria tem significados diferentes nos lados opostos da mesa.

> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui. 

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.