Descubra o que é Teologia e veja como fazer este curso

Tem interesse em conhecer mais sobre religiões e a influência que esta tem na sociedade? Confira agora o curso de Teologia!

Gostaria de saber mais sobre as religiões e sua influência na sociedade? Então a profissão de teólogo pode ser algo para você. Veja o curso de teologia agora!

Para entender o que é esta ciência, devemos primeiro conhecer a origem e o significado da palavra. Etimologicamente, a palavra teologia é a união de dois termos gregos: theos = deus + logia = ciência.

Portanto, podemos entender a teologia como um conhecimento ou ciência de/sobre Deus.

É um estudo sistemático de Deus, ou seja, Sua natureza, atributos e existência. Este estudo pode ser feito a partir de diferentes teologias (cristã, judaica, islâmica, etc.).

Atualmente, a maioria dos cursos de teologia credenciados pelo Departamento de Educação (MEC) tem como foco a teologia cristã, cujo objeto de estudo é a Bíblia Sagrada.

Como estudar Teologia

Para entender melhor o que é ciência, não basta entender o significado da palavra, mas como se dá esse estudo.

Nessa área, o objeto de estudo não é definido, pois Deus não é objeto, ou seja, não é possível estudar Deus diretamente. O que pode ser examinado é o que podemos observar, como as representações sociais do divino em diferentes culturas.

Este estudo pode ser sistemático (ou dogmático) e é organizado por assunto e fato teológico, criando um sistema de estudos definidos.

A teologia bíblica, por outro lado, examina e analisa textos da arqueologia, história e geografia dos tempos bíblicos.

Há também a teologia reformada, que tem suas raízes na Reforma Protestante e se baseia principalmente em Lutero e Calvino; a teologia contemporânea, que é o estudo de Deus nos tempos modernos.

Por outro lado,  a teologia da libertação, que é uma corrente teológica humanista que interpreta a Bíblia através do sofrimento dos pobres (tem tendências marxistas).

Como é o estudo dessa ciência?

Estudar tal ciência levanta dúvidas em muitas pessoas: no que consiste a mesma? O que é estudado no curso? Como é o trabalho de um teólogo? Quais disciplinas são ministradas no curso?

Essas são algumas das dúvidas que surgem quando surge o tema dessa ciência. Mas a história e a carreira não são tão difíceis de entender.

No primeiro caso, você analisa as religiões em diferentes contextos e épocas históricas, bem como dogmas, ensinamentos e tradições religiosas.

O papel dos teólogos é pesquisar e analisar como a religião afetou as sociedades ao longo do tempo e quais tendências religiosas existem para o futuro.

Além disso, no mesmo curso você verá conteúdos sobre textos sagrados, ensinamentos e rituais. Também são ministrados cursos de sociologia, antropologia, filosofia, psicologia, história e línguas clássicas.

No entanto, como mencionado acima, todos esses estudos visam compreender a influência que a religião exerce na sociedade e sua relação com a religião.

Teologia x Ciências da Religião

Muitas pessoas confundem teologia e estudos religiosos e até pensam que um é uma variação do outro, por isso é importante definir a diferença entre eles.

O curso de teologia tem como foco o estudo de uma religião específica (como mencionado anteriormente, no Brasil a maioria dos cursos disponíveis são de teologia cristã).

Assim, aa licenciatura em Ciências da Religião, o foco do curso é a compreensão e análise interdisciplinar dos fenómenos religiosos.

 

-> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.