O que é liquidez? Saiba o que é liquidez diária e corrente

Você sabe o que é liquidez? Uma das palavras mais comuns no dicionário dos investimentos e é usada para definir a facilidade de obter dinheiro.

O conceito refere-se à agilidade que um investidor deve ter para poder reverter um investimento sem incorrer em prejuízo. Entenda o que é liquidez de investimento e os riscos envolvidos neste artigo.

Em termos gerais, a propensão de um ativo ser convertido em dinheiro sem perder substancialmente seu valor é conhecida como liquidez.

De forma mais simples, o conceito pode ser explicado como uma forma ágil de um investidor reverter um investimento para ter o dinheiro de volta em mãos para não incorrer em perdas.

Quando uma pessoa faz um investimento, ela está trocando uma quantia em dinheiro por um ativo. Novamente, isso pode ser um título do governo, uma conta poupança, ações de empresas ou imóveis, entre outras coisas.

Mas suponha que o investidor tenha um imprevisto no processo e precise recuperar esse dinheiro imediatamente. Neste caso ele precisa do bem ou direito já adquirido.

No entanto, existem alguns investimentos que são mais fáceis de converter em dinheiro do que outros. Isso significa que tem maior liquidez.

Liquidez do Investimento: Entenda

A caderneta de poupança é um exemplo de investimento de alta liquidez. Isso permite que os investidores paguem o que depositaram em contas de poupança imediatamente quando precisarem.

Nesse sentido, um imóvel, por outro lado, tem um investimento de baixa liquidez. Isso significa que pode ficar à venda por meses sem que ninguém apareça para comprá-lo.

Por causa disso, a liquidez carrega o risco de que um ativo não possa ser negociado sem afetar seu preço. Por exemplo, ainda no imóvel, o investidor teria que baixar seu preço em relação ao mercado para poder vendê-lo.

Então a importância da liquidez tem a ver tanto com a dimensão da agilidade quanto com a conversão em dinheiro com a depreciação.

Portanto, o investidor é aconselhado a considerar ativos de alta liquidez. No entanto, você deve ter certeza de que não terá que reembolsar o capital no curto prazo.

No entanto, investir em ativos de baixa liquidez também pode ser um caminho interessante. Nesse caso, é importante ter outros recursos disponíveis devido a uma emergência financeira. Além disso, os ativos devem ter uma perspectiva de longo prazo mais alta.

Armadilha da liquidez

Inicialmente, a armadilha da liquidez é um processo que ocorre na economia monetária após uma série de cortes nas taxas de juros para estimular o consumo e atingir taxas de juros próximas de zero.

Desse modo, o método foi identificado pelo economista ‘John Maynard Keynes’. As taxas de juros seriam tão baixas que os investimentos de longo prazo não seriam possíveis devido à falta de ímpeto dos agentes econômicos.

Assim, esses agentes optam por manter seus recursos em caixa ou fazer investimentos de curto prazo. Fator que contribui para o aprofundamento da recessão.

> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui. 

Comentários estão fechados.