O que é inflação e como ela afeta sua vida?

Um dos assuntos que mais vem ganhando força na atualidade, mas que ainda é desconhecido por muitos.

A inflação é uma palavra constante em notícias, jornais e sites especializados em economia. Claro que isso se deve à função desse conceito quando falamos de preços de produtos e serviços, mas apesar de toda essa importância, poucas pessoas sabem realmente o que é inflação.

Isso, como já dissemos , significa muito mais do que uma série de porcentagens que variam a cada mês. Para que você saiba mais sobre esse índice, listamos informações importantes sobre o assunto neste post.

Entendendo a inflação

A inflação é o termo para o aumento geral de produtos e serviços durante um período de tempo. Ele representa a média geral desse valor e é calculado usando várias medidas.

Geralmente no Brasil usamos o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – utilizado pelo governo – o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) calculado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) para apurar a inflação.

Você também precisa ler:

Índices das inflação

Os três principais índices que calculam a inflação funcionam de forma semelhante. O valor vem da coleta e da média dos preços dos produtos, mas cada índice tem seus próprios critérios para escolher o que é cobrado – e isso muitas vezes está relacionado ao tipo de consumidor. Veja como funciona!

IPCA

É calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e coleta os preços do início ao fim do mês de referência. A pesquisa é realizada com produtos consumidos por famílias residentes nas cidades e com renda de até 40 salários mínimos.

INPC

Assim como o IPCA, o INPC é calculado pelo IBGE para um mês. A principal diferença está no tipo de família registrada: todos os membros devem receber coletivamente no máximo 5 salários mínimos. O INPC costuma servir de referência para o reajuste salarial de diversas profissões.

IGP-M

Diferentemente dos dois primeiros, uma instituição privada é responsável pelo cálculo do IGP-M. Esse índice é medido pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV-SP) e o período de abrangência é do dia 21 de um mês ao dia 20 do próximo.

Também difere na seleção de produtos e serviços — além As compras padrão também incluem preços no atacado e no setor de construção. Por esse motivo, é frequentemente utilizado como referência para reajuste de contratos imobiliários, principalmente para preços de aluguel.

Impactos da inflação na população

A melhor maneira de entender como a inflação afeta nossa rotina é entender o que acontece quando ela está alta. Toda vez que os valores desse índice aumentam, significa que o valor do dinheiro que recebemos está desequilibrado em relação ao preço dos produtos, deixando nossa renda inferior do valor do que compramos.

Vamos pegar um exemplo prático: digamos que há dois anos você pudesse comprar uma garrafa de água, uma coxinha ou uma xícara de café por 2 reais. Hoje todos esses itens custam entre 2,50 e 4 reais. Notou que houve um aumento? No entanto, seu dinheiro ainda vale o mesmo, afinal, 2 reais ainda são 2 reais.

Então, se estivéssemos estimando os preços desses produtos, descobrimos que houve um aumento de até 100 %. É assim que a inflação afeta nossas vidas diárias. Cada vez que aumenta, significa que nosso dinheiro não é mais capaz de pagar por produtos e serviços da mesma forma.

Quer receber Notícias Diárias no Telegran? Clique aqui. 

Você vai gostar de ler:

Comentários estão fechados.