Nubank é questionado sobre fraudes no aplicativo

No dia 06 de abril, o banco foi notificado pelo Idec que solicitou esclarecimentos acerca das fraudes e ações suspeitas nas contas dos clientes.

Nos últimos dias, vários clientes relataram golpes pelo aplicativo do Nubank, que é um dos maiores bancos digitais do país, e para garantir a segurança e dados bancários da população, o Idec enviou uma notificação ao banco.

Se você possui conta no Nubank e deseja saber mais sobre o assunto, acompanhe este artigo até o final!

Nubank e fraudes no aplicativo

Nas últimas semanas, vários clientes do banco reclamaram sobre a falta de segurança no aplicativo do Nubank, relatando que as suas contas foram invadidas por um tipo de programa hacker que contrata empréstimos e realiza várias transações bancárias sem autorização.

Sendo assim, com as movimentações suspeitas e sem a autorização do titular, os consumidores passaram a notificar para o banco, sites e plataformas de reclamações e até mesmo no site consumidor.gov.br sobre o problema com segurança.

Dentre as várias reclamações de clientes, existem relatos de Pix não reconhecidos, empréstimos e compras sem reconhecimento, expondo dados financeiros e a segurança das pessoas que utilizam o aplicativo.

A principal reclamação dos consumidores é que o banco não possui nenhum tipo de sistema que bloqueie as transações que fogem do padrão de cada cliente.

Por exemplo: o banco não consegue identificar Pix e transações de alto valor em pouco tempo, o que seria feito caso houvesse um sistema antifraude ou de autenticação para bloquear ações suspeitas.

Alguns relatos de clientes indicam transações via Pix que causaram prejuízos de R$ 150 mil em cerca de 4 minutos, o que é bastante preocupante e causa muita preocupação acerca de fraudes no Nubank.

Como acontecem os golpes?

Em contrapartida, o banco se pronunciou por meio de um alerta enviado aos clientes do banco no início do mês de abril, relatando a fraude como “golpe de acesso remoto”.

De acordo com o comunicado, os golpistas conseguem o acesso à conta bancária utilizando aplicativos piratas que permitem o acesso remoto aos aplicativos dos usuários do Nubank.

Assim, o banco informou que não se trata de uma falha de segurança, porém, recomendou que os clientes mantivessem o aplicativo atualizado, o que seria uma forma de prevenir as invasões.

Ao atualizar o aplicativo do banco, é instalado um pacote de segurança novo contra possíveis ameaças e vulnerabilidades online, o que torna o processo de golpe um pouco mais difícil.

Em nota, o banco afirmou que a segurança é uma prioridade da empresa junto ao consumidor, reafirmando o compromisso com a segurança e proteção dos clientes, mantendo uma vigilância constante na utilização dos serviços, e isso inclui o desenvolvimento de ferramentas para prevenir e inibir golpes.

Notificação do Idec

Devido à toda a repercussão e a quantidade de reclamações que foram relatadas nas redes sociais e nos sites, o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) enviou uma notificação ao Nubank para que a instituição falasse mais sobre o fato, indicando porque as medidas de segurança não foram tomadas com antecedência.

De acordo com Fábio Machado Pasin, advogado do Programa de Serviços Financeiros do Idec, o artigo do Código de Defesa do Consumidor (CDC) obriga o fornecedor a responder pela reparação dos danos causados aos consumidores pelos defeitos em sua prestação de serviços”.

Além disso, Pasin ainda afirmou que é responsabilidade do Nubank garantir a qualidade e a segurança do serviço oferecido, arcando com possíveis prejuízos que a falha tenha causado.

Ao observar o CDC e decisões de tribunais superiores mostram que a segurança das contas bancárias e da informação financeira é imprescindível, e quando isso não for cumprido, cabe ao banco arcar com os eventuais custos e problemas.

Segundo a súmula do STJ, as instituições financeiras devem responder objetivamente acerca de danos gerados por fortuito interno relativo a fraudes e delitos praticados por terceiros no âmbito de operações bancárias.

Nesse sentindo, o banco tem o prazo de 15 dias após o recebimento da notificação para enviar as respostas e esclarecimentos acerca dos fatos.

Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Comentários estão fechados.