Novo RG: Documento passará a ter numeração única em 2022; Entenda

Novo RG (Registro Geral) terá número unificado e QR code. Veja tudo acerca das mudanças do documento no Brasil. Modelo anunciado pelo governo federal vai ter número unificado.

O Governo Federal anunciou o novo RG, em março de 2022, . O documento mostra algumas alterações em relação à versão antiga. Uma mudança que chama a atenção é a numeração exclusiva dos novos RGs. Entenda o que é, por que e como funciona.

Vale lembrar que a nova identidade será emitida em papel de segurança ou cartão plástico, conterá mais elementos de segurança e terá validade de acordo com sua lei fundadora.

Novo RG com número único

Após as alterações feitas pelo governo federal, o novo RG terá um número único que é o mesmo número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Ou seja, RG e CPF compartilham o mesmo número.

A ideia de juntar CPF e RG visa dar segurança ao documento de identidade e evitar fraudes. Na prática, a versão antiga do RG permitia que cada estado liberasse seus documentos sem troca de dados.

Você também precisa ler: 

Desse modo, era possível que uma pessoa emitisse 27 (vinte e sete) carteiras de identidade diferentes, uma em cada estado.

Por outro lado, o CPF é um registro nacional onde apenas a pessoa pode ter um. Por isso, sua segurança foi considerada superior à da carteira de identidade antiga.

Não só isso, mas também ao compartilhar o mesmo número do CPF, o novo RG elimina a burocracia, pois não há mais a necessidade de memorizar novas sequências de dígitos, basta um saber.

Como solicitar o novo RG

O novo RG poderá ser solicitado nos mesmos locais ou endereços onde foi emitido o antigo documento. Como regra, as autoridades de segurança do estado são responsáveis ​​por isso. A emissão do documento é gratuita.

Para solicitar o novo RG, o interessado deverá levar consigo a certidão de nascimento ou casamento (digital ou impressa) ao órgão emissor. Lá, um servidor realiza todos os trâmites legais para a obtenção do documento.

Quem ainda não passou pelo procedimento biométrico (registro de impressão digital) deve realizar o procedimento imediatamente.

Por último, mas não menos importante, cabe mencionar que o Governo Federal concedeu às instituições responsáveis ​​pela emissão o prazo de um ano para que o RG se adaptasse às novas normas.

Portanto, a partir da primeira semana de março de 2023, será criada apenas a versão atualizada da identidade.

> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui. 

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.