NIS: saiba tudo sobre o Número de Identificação Social

O NIS é um dos registros que todo cidadão precisa conhecer para garantir seus direitos. Esse é o momento de aprender mais a respeito.

O NIS é um dos registros que todo cidadão precisa conhecer para garantir seus direitos.

Com este número você pode receber benefícios importantes como FGTS, seguro desemprego, Auxílio Brasil, pensão e muito mais.

Se você não sabe qual é o seu Número de Identificação Social, agora é a hora de aprender a verificá-lo e manter seus dados atualizados.

Continue lendo e entenda para que serve esse número.

O que é NIS (Número de Identificação Social)?

O NIS (Número de Identificação Social) é um número criado pelo governo federal que identifica as pessoas que recebem benefícios previdenciários no Brasil. Ele tem 11 (onze) dígitos e é criado quando um cidadão recebe um benefício do governo ou passa a trabalhar com carteira assinada.

Isso permite que o trabalhador receba FGTS, seguro desemprego e abono salarial, Auxílio Brasil e benefícios previdenciários.

Portanto, o NIS serve como chave de identificação para brasileiros participantes de políticas públicas e programas sociais. O cadastro é administrado pela Caixa Econômica Federal, mas também pode ser feito por empresa privada, prefeitura ou órgão governamental.

Qual a diferença entre NIS, PIS, NIT e PASEP?

Em primeiro lugar, o número do Número de Identificação Socialé o mesmo do PIS (Programa de Integração Social).

Nesse aspecto, a única diferença é que enquanto o Número de Identificação Socialé gerado pelo Cadastro Nacional de Informações Sociais das Caixas (CNIS), o PIS é gerado no momento da contratação com carteira assinada em empresas privadas.

Assim, uma pessoa pode se inscrever no programa ao receber um benefício do governo e depois se inscrever no PIS ao receber um emprego formal.

Nesse caso, o PIS substitui o Número de Identificação Social, pois traz mais informações cadastrais e dá direito ao trabalhador a novos benefícios.

Veja também:

O NIT (Número de Cadastro do Trabalhador) é o registro dos trabalhadores que nunca trabalharam com carteira assinada como autônomos e informais.

É gerado quando um cidadão se inscreve na Previdência Social se inscreve como pessoa física, voluntária ou trabalhadora doméstica e dá direito apenas aos benefícios da Previdência Social.

Por último, o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é semelhante ao PIS e é voltado apenas para servidores públicos.

Para que serve o NIS?

O principal objetivo do NIS é identificar o trabalhador que tem direito a benefícios sociais no Brasil.

Os mais destacados são os direitos trabalhistas, como FGTS, complementação salarial e seguro-desemprego.

A lista também inclui benefícios do INSS, como pensão por velhice, pensão por invalidez, auxílio-doença e auxílio-maternidade.

Além disso, o programa está comprometido em receber os benefícios dos programas de transferência de dinheiro.

Outros auxílios dependentes do Número de Identificação Social são:

  • Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC);
  • Garantia Safra;
  • Projovem Trabalhador;
  • Carteira do Idoso;
  • Casa Verde e Amarela;
  • Tarifa social de conta de água e luz;
  • Isenção da taxa de inscrição em concursos públicos;
  • Carta social;
  • Bolsa estiagem;
  • Programa cisterna;
  • Bolsa verde;
  • Bolsa atleta.

Dessa forma, é importante manter esse cadastro atualizado para participar de programas governamentais, principalmente para famílias de baixa renda.

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Comentários estão fechados.