Multa gravíssima: entenda qual punição sobre a CNH do condutor

A imposição de multa gravíssima gera a perda da carteira? Essa dúvida atinge muitos brasileiros, confira como funcionam as multas no Brasil.

Nosso país possui o Código de Trânsito Brasileiro, que visa estabelecer regras para a condução de veículos. Portanto, todas as dúvidas sobre multas estão no CTB.

No entanto, existem alguns fatos que confundem os motoristas, que tentamos eliminar no texto a seguir.

Explicamos de forma clara e concisa como funciona o sistema de multas no Brasil. Você também entenderá a diferença entre os termos de suspensão e revogação. Bem, esses são dois termos que aparecem muito na mídia, mas quase ninguém entende como realmente funciona.

Valores de multa

As multas são destinadas a punir motoristas imprudentes. Várias situações são puníveis com multa. Porém, além do valor em dinheiro, há também uma pontuação na sua CNH. Isso, por sua vez, é o maior causador de problemas para os motoristas.

Quando tiramos nossa carteira de motorista, obtemos uma pontuação máxima. Porém, se recebermos multa, esse valor será reduzido, e se atingirmos o máximo, nossa CNH será suspensa.

Então temos que ficar um tempo sem dirigir e depois fazer um curso chamado Reciclagem.

Também as multas variam de leve, média, pesada e muito pesada. Cada um deles tem um valor de pontos.

  • Para infrações menores, são deduzidos cerca de 3 pontos
  • Para infrações médias, 4 pontos
  • Se a multa for grave, 5 pontos
  • Para infrações muito graves 7 pontos
  • No entanto, existem outros perigos à espreita com multas muito pesadas, como, por exemplo, B. Suspensão direta. Casos de proibição são um bom exemplo de suspensão.

É um fato bem conhecido que beber e dirigir não combinam. No entanto, alguns motoristas não respeitam isso. Dessa forma, se forem parados em uma parada de trânsito, perderão o veículo, a CNH e ainda ficarão detidos.

Porém, a suspensão não significa perder a CNH de vez. Confira abaixo mais sobre isso.

Você também precisa ler:

Diferença entre suspensão e cassação

Para acabar com a multa de uma vez por todas, vamos explicar algo sobre suspensão e cassação. Pense em uma escola, quando um aluno é suspenso, ele não pode frequentar as aulas por alguns dias.

Portanto, isso serve como um alerta para que os erros não se repitam. No entanto, se o aluno sofrer a chamada expulsão, terá que mudar de escola.

É assim na CNH. Se a carteira de motorista for revogada, ele perderá a licença para dirigir por um período de tempo.

No entanto, em alguns casos, a licença será revogada. Nesses casos, a perda dos direitos é definitiva.

Por isso, para evitar a perda da carteira de motorista, é melhor dirigir com cuidado. Respeite o trânsito e acompanhe tudo da melhor forma possível.

Uma multa muito grande é uma das causas de uma suspensão ou revogação. No entanto, nem todos os casos ocorrem.

Multas gravíssimas podem gerar a perda da CNH

Bem, multas enormes podem tirar sua carteira de motorista. Nosso país tem um sistema de pontos e já explicamos isso. O objetivo é prevenir as infrações de trânsito mais graves.

Por isso, algumas apenas geram a perda de pontos. Mas nesses casos também há uma diminuição nos pontos máximos da CNH. Se não recebermos sequer uma multa, nossa carteira de motorista tem um máximo de 40 pontos.

No entanto, se recebermos apenas uma multa muito pesada, esse número cai para 30. E se recebermos outra multa muito pesada , esse número cai para 20.

No entanto, se as multas forem pagas em até 12 meses. Mas não para por aí, pois se atingirmos a pontuação máxima, nossa carta será suspensa. E então deixamos de ter carta de condução.

No entanto, esta situação muda quando a mesma violação ocorre duas vezes. Portanto, a multa muito pesada pode desencadear um processo de cassação. Desta forma, se o condutor não se defender bem, perderá a carta de condução.

Quer receber Notícias Diárias no Telegran? Clique aqui. 

Você vai gostar de ler:

Comentários estão fechados.