Mudança profissional: como aumentar as chances de promoção

O crescimento profissional dentro da empresa é um indicador de sucesso. Reunimos algumas dicas para ajudar você a subir de cargo. Confira.

O crescimento de um profissional dentro de uma empresa é um dos principais indicadores de sucesso profissional. Ter uma escalada de crescimento dentro da mesma empresa ao longo dos anos não é uma tarefa tão fácil como pode parecer. Isso porque é normal que com o passar do tempo o profissional encontre sua zona de conforto e opte por permanecer nela. 

Claro que cada caso é diferente, também pode acontecer da liderança da empresa acreditar que um funcionário desempenha tão bem sua função que  ninguém mais é capaz de desempenhá-la com sucesso, por exemplo. Apesar de parecer um elogio, isso pode estagnar a carreira de um bom profissional que sonha com a promoção.

Seja quais forem as suas motivações aqui estão algumas dicas para ajudar você a aumentar a sua visibilidade dentro de uma empresa. Confira.

Mostre como valoriza a empresa

Mesmo que você seja um funcionário antigo na casa, é importante deixar bem claro que você dedica sua energia a empresa e que esse não é apenas um trabalho que você vem executando apenas pelo salário. 

Se você está planejando pedir uma promoção vai precisar mostrar para os seus gestores que conhece bem o funcionamento da empresa e que você se empenha no desenvolvimento das funções. 

O ideal é que você mostre equilíbrio entre sua expertise no trabalho que vem desenvolvendo e o seu desejo de aprender mais no cargo que você está pleiteando. Mostre para os seus superiores como seu trabalho pode ser melhor aproveitado no cargo que você está desejando.

Descreva suas habilidades com calma

Quando desejamos muito alguma coisa é normal nos deixarmos levar pela empolgação do momento e sair despejando muitas informações em cima das pessoas responsáveis pelo recrutamento. Mas se você já tem algum tempo na empresa não precisa correr nesse momento, afinal a sua empresa já conhece o seu trabalho.

O que você vai fazer é mostrar para os seus gestores que possui as habilidades necessárias para ocupar um novo cargo. E isso pede uma conversa calma e equilibrada, você deve pensar no que vai falar além de compreender as exigências do novo cargo.

Tire um tempo para conversar com os colegas que já passaram ou estão passando pela mesma situação que a sua. Também vale a pena tentar conversar com colegas que já ocuparam o cargo que você está pretendendo se candidatar, assim você pode entender as exigências na prática.

Busque aliados

Você deve saber como um bom networking pode ajudar bastante na hora de conseguir um emprego, o mesmo vale para quem está querendo uma promoção.

Procure conversar com os seus colegas de trabalho, chame seu gerente para uma conversa, vá desenhando um mapa das suas intenções dentro da empresa.

Essas conexões podem ser de grande valia no momento de validar os argumentos que você vai apresentar para os seus superiores para convencê-los de que você é uma boa opção para ganhar essa promoção.

Além disso, você vai receber conselhos e pontos de vistas diferentes que talvez você nem sequer tenha considerado. 

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui. 

Comentários estão fechados.