Mercado de ações: entenda como funciona a bolsa de valores
O mercado de ações possui uma lógica muito própria. Para ajudar quem está dando os primeiros passos nesse investimento reunimos algumas dicas que podem ajudar.
Cada vez mais pessoas demonstram interesse em entrar no mercado de ações e aprender a investir na bolsa de valores. Apesar do acesso a este tipo de investimento ter se tornado mais acessível, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como ele funciona.
O mercado de ações possui uma lógica muito própria, mas quando você a compreende tudo fica mais fácil.
Para ajudar quem está querendo dar os primeiros passos nesse tipo de investimento reunimos algumas dicas para que você possa compreender como funciona. Confira.
Mercado de ações: o que é?
Para que você possa compreender como funciona a bolsa de valores, primeiro você precisa aprender o que é uma ação.
Quando uma empresa entra no mercado de ações ela oferece pequenas parcelas do seu capital, que é a ação. Quando o investidor compra essas pequenas parcelas também adquire os direitos e deveres de um sócio.
É como se cada ação representasse um pedacinho de uma empresa e você pudesse comprar aos poucos.
Sendo assim, quando essa mesma empresa tiver lucros ela poderá dividir entre os acionistas, na forma de dividendos e de acordo com o número de ações que um investidor possuir.
As negociações do mercado de ações acontecem dentro do ambiente da bolsa de valores, nela vendedores e compradores de ações podem fazer negócios de forma segura. No Brasil a bolsa de valores é a B3, essa é a única bolsa existente no nosso país.
Tipos de ações
As ações da bolsa de valores costumam ser classificadas de acordo com as suas características e os direitos que garantem aos compradores. Existem:
- Ações ordinárias: garantem votos em assembleias das empresas, cada ação é um voto que o investidor tem direito;
- Ações preferenciais: não dão direito a votos em assembleias de acionistas, porém garantem prioridade nas distribuições de dividendos;
- Units: essas não são ações propriamente ditas, mas um pacote de ações ordinárias e algumas preferenciais emitidas por empresas;
- Blue chips: são ações muito valiosas, geralmente de empresas de grande porte e já estabelecidas no mercado;
- Small Caps: são as ações de empresas de baixo valor no mercado, os valores de venda são pequenos e geralmente sofrem oscilações bruscas. Podem ter valorização a longo prazo.
Negociações
O pregão da bolsa começa entre 9h45 e 10h com um leilão de pré-abertura, os investidores dão os preços de compra e venda. Porém os negócios só podem ser fechados após a abertura do mercado.
A bolsa opera até às 16h55, nos últimos cinco minutos ocorre um novo leilão onde é determinado o preço de fechamento das ações no dia, esse evento é chamado de “call de fechamento”.
As negociações recomeçam às 17h30 no chamado after-market, um período de negociações fora do horário regular da bolsa.
Ele permite que investidores acessem o mercado com mais facilidade. Porém, esse evento está repleto de restrições, como por exemplo, apenas ações à vista podem ser negociadas.
Agora você já sabe o básico sobre as operações na bolsa de valores. Se você se sente pronto para entrar nesse mercado é hora de começar a planejar os seus primeiros passos. Boa sorte.
> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!
Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.
Você vai gostar de ler:
- Os 5 livros indispensáveis sobre educação financeira que você precisa ler
- Tesouro Direto: conheça definitivamente tudo sobre os títulos públicos.
- Liberdade Financeira: 6 formas para ficar milionário rápido
- Veja 5 opções de trabalho remoto que estarão em alta em 2022
- O que é blockchain? Entenda de uma vez por todas!
- O que são NFTs? Saiba como criar, comprar e vender!
- Não caia em golpes: Como investir em Criptomoedas de forma segura
Comentários estão fechados.