Marketing viral: O que é? Entenda o conceito e veja exemplos

Você está a par do conceito de marketing viral? A expressão tem conquistado cada vez mais adeptos, com a ascensão das redes sociais.

Você conhece o conceito de marketing viral? O termo ganhou cada vez mais adeptos com a ascensão das redes sociais e já tem alguns exemplos de como pode funcionar.

Nesse ponto, o fato é que hoje em dia, com o acesso à internet chegando a tantas pessoas, é comum que um determinado evento receba muitos comentários, até chegar a um ponto em que parece que todo mundo acabou de ver aquela cena ou essa foto.

Logo, é exatamente por causa do compartilhamento massivo que é o segredo por trás desse marketing viral.

Basicamente, trata-se de explorar a conexão entre as pessoas para divulgar uma campanha e alcançar o maior número possível.

De um certo modo, pode parecer, mas tornar um determinado conteúdo viral não é tarefa fácil, já que muito mais pessoas estão tentando fazer o mesmo.

Com tanta informação circulando pela web, é preciso um atrativo realmente interessante para chamar a atenção dos usuários.

Como usar o marketing viral?

A grande coisa sobre o conteúdo viral é que esse conteúdo geralmente atrai as pessoas aleatoriamente.

Nesse aspecto, caro que uma campanha é pensada com a intenção de atingir um público específico, mas em muitos casos essa explosão de estoque não foi programada.

É isso que torna a tarefa de colocar em prática o marketing viral tão difícil. Porque o que torna o conteúdo tão especial que pode ser compartilhado de forma tão intensa?

É aqui que entram em jogo algumas estratégias que podem ajudar a atingir esse objetivo.

O viral geralmente vem de duas escolhas: identificação ou estranheza.

Ou seja, as pessoas precisam ter um senso de familiaridade com aquela situação, a ponto de poderem compartilhá-la.

Confira também:

Se pensarmos bem, os memes fazem tanto sucesso porque nos identificamos com um aspecto.

Assim, o humor é uma espécie de identificação. É ver essa situação e perceber que isso pode acontecer com você.

Desse modo, o que mais viraliza é o humor. No entanto, você precisa pensar se realmente vale a pena investir nessa estratégia para seu produto ou serviço, pois a reação do público não é algo que você pode controlar.

Portanto, antes de se comprometer com um, vale a pena entender os benefícios ou danos que a viralização pode causar ao seu negócio.

Dependendo do caso, ficar assim é melhor do que viralizar porque às vezes o resultado é simplesmente negativo.

Estratégias do marketing viral

Quanto mais você estudar seu público e entender o que eles precisam e o que chama a atenção deles, melhor.

Além de estudar seu público a fundo, você também precisa ter um amplo conhecimento de mídias sociais, e isso inclui acesso a ferramentas para analisar métricas de mídias sociais para entender o que está em alta e qual tipo de conteúdo é mais gerado.

Por exemplo, você também pode usar o Google Analytics para obter uma boa linha de base do que mais interessa aos visitantes do seu site com base no desempenho histórico do conteúdo hospedado.

Em seguida é necessariamente desenvolver uma situação com a qual o público possa se identificar, o que reforça ainda mais a importância de se conhecer os sofrimentos e alegrias dos usuários a serem alcançados.

Exemplos de marketing viral

Com isso, um exemplo de uma jogada de marketing que tomou conta das mídias sociais é a famosa selfie do Oscar da apresentadora Ellen DeGeneres.

Trata-se de uma campanha patrocinada pela Samsung que fez tanto sucesso que a foto se tornou a postagem mais compartilhada no Twitter em toda a sua história.

Quer receber Notícias Diárias no Telegran? Clique aqui. 

Comentários estão fechados.