Marketing Multinível, qual é o conceito e funcionamento!?

O Marketing Multinível (MMN) ou marketing rede é um modelo de vender em que um revendedor fatura uma participação nos lucros obtidos. Veja!

O Marketing Multinível também conhecedor pela sigla ‘MMN’ trata-se de um modelo de vendas no qual um revendedor compartilha os lucros que ele e sua rede de revendedores geram.

Isso pode gerar receita com vendas diretas ou mesmo com o recrutamento de novos vendedores.

O artigo de que trouxemos hoje analisa uma das variantes mais controversas em marketing e vendas: Marketing Multinível.

Contudo, qual a razão dessa controvérsia? É que quem pratica marketing de rede costuma defender o modelo com unhas e dentes.

De fato, muitos se tornam bastante persistentes ao apresentar seu plano de MLM e convidar outras pessoas.

Esse motivo, combinado com a falta de conhecimento e desconfiança, leva muitas pessoas a terem uma clara rejeição ao Marketing Multinível.

Nesse sentido, quem já interagiu com os revendedores mais dedicados de empresas como Hinode ou mesmo Herbalife pode não ter tido uma boa impressão dessa modalidade de marketing.

Mas antes de formar uma opinião sobre Marketing Multinível, é interessante conhecer melhor como funciona, certo?

Então, vamos falar mais sobre o conceito, os benefícios, a confusão em torno dos esquemas de pirâmide e as empresas que praticam MMN.

Afinal, o que é Marketing Multinível?

Basicamente, trata-se de um modelo de vender em que um revendedor compartilha os lucros auferidos por ele e sua rede de revendedores.

Também é modalidade de venda direta que tem como base o contato face a face entre vendedores e clientes para comercializar produtos e serviços.

Um grade exemplo, é a Mary Kay organização americana de MMN de propriedade privada que atua de modo semelhante.

Este Modelo foi criado na década de 1940 em os EUA por Carl Rhenborg.

O marketing multinível foi e é uma evolução da venda direta tradicional em um nível onde as comissões individuais são ganhas. Empresa.

É como uma oportunidade de promoção onde o vendedor se torna um líder ou gerente de vendas e aumenta sua renda.

Como é a atuação?

Em tal modelo de atuação, um revendedor deve se esforçar para promover a venda de seus produtos para sua clientela regular (para obter lucro direto) e atrair novos vendedores para sua rede.

Logo, o trabalho é maior, porque quando você forma sua própria equipe de vendedores, você tem que oferecer suporte a eles.

Para tanto, é importante o treinamento, orientação, premiação; o que for preciso para manter uma rede dedicada de revendedores.

No fim, todo esforço vale a pena, pois quanto mais preparada sua equipe estiver, maiores serão suas vitórias.

Quais são os benefícios deste modelo?

Autonomia de trabalho

Este benefício pode aparentar ser um discurso de vendas, mas não há como negar que trabalhar com a venda direta traz uma certa liberdade.

Finalmente, com esse modelo de empreendimento você pode selecionar quantas horas do dia quer dedicar ao ofício, o tipo de produto que irá comercializar e o público a quem quer vai vender por exemplo.

Mas é sempre bom lembrar que sua renda é proporcional a sua produtividade.

Suporte a Grandes Empresas

Com efeito, trabalhar com venda direta é penetrar em um mercado que vem se consolidando por seus números e empresas de prestígio.

Para você ter uma ideia, esse setor movimentou R$ 40,4 bilhões no ano de 2016, conforme pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Venda Direta (ABEVD).

Em termos de negócios, é preciso ter a estrutura Considere que marcas como Jequiti, Amway e Herbalife podem oferecer.

Por estrutura, estar-se considerando planos de comissões e bônus claramente definidos, qualidade do produto, treinamento, respeito e comprometimento com os revendedores, entre outros pontos relevantes.

Empresas que praticam MMN

Agora citaremos alguns exemplos que funcionaram no Marketing Multinível. São eles:

  • Amway;
  • Jequiti;
  • Herbalife;

Desse modo, para que o MMN seja um negócio lucrativo para os vendedores, é importante que eles desenvolvam bons relacionamentos com empresas, clientes e outros varejistas.

 

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui e acompanhe o nosso portal.

Comentários estão fechados.