Liga dos Campeões da UEFA: Novo formato é introduzido a partir de 2024; Veja!

A nova Liga dos Campeões foi aprovada e será disputada em inédito formato a partir da temporada 2024/25. Confira mais aqui!

A nova Champions League foi aprovada na terça-feira (10 de maio de 2022) e será disputada em formato inédito a partir da temporada 2024/25. Haverá 36 em vez de 32 equipes e não haverá mais fases de pré-visualização e grupos.

Os quatro qualificadores adicionais são premiados com base em seus desempenhos em países específicos, e não nos rankings das organizações. A pontuação alta de quem fica atrás do campeão e vice-campeão pode garantir uma das vagas.

Em comunicado, a UEFA anunciou que o sistema suíço, que será introduzido nas próximas edições, após ampla consulta surgiu com os envolvidos no jogo. Portanto, todas as empresas estavam cientes das mudanças e concordaram com as mudanças informadas em 21 de abril.

Entenda sobre o novo formato da Liga dos Campeões da UEFA

As mudanças mais importantes, além do aumento de quatro postes, são controversas. Anteriormente, eram 10 jogos para chegar à fase de grupos. São apenas oito hoje – quatro fora e quatro em casa – com rivais por meio de empates e ao longo da semana.

Os oito melhores avançam para as oitavas de final e aguardam um playoff entre o 9º e o 24º lugar, no qual são disputadas outras oito vagas. A partir de então, a fórmula com as eliminatórias continua a mesma.

Distribuição das vagas

No entanto, o critério de distribuição das vagas foi o maior discernimento das entidades. Anteriormente, os primeiros colocados ganhavam uma vaga se não fossem campeões. Agora será diferente dependendo do desempenho.

As quatro vagas extras decididas estão em quinto lugar no ranking das federações nacionais da UEFA, depois do terceiro lugar no campeonato da federação, actualmente o francês; outro será concedido a um campeão nacional, aumentando o número de clubes que se qualificaram através do chamado Caminho dos Campeões de quatro para cinco.

Finalmente, os dois últimos lugares serão premiados como muitos países desejam: para as federações com melhor desempenho de seus clubes na temporada anterior (total de pontos dividido pelo número de clubes participantes).

Estas duas associações garantem ao clube de topo da liga nacional um lugar atrás dos lugares da Liga dos Campeões.

Por exemplo, as duas federações que admitem um clube na Liga dos Campeões no final da temporada atual com base no desempenho combinado de seus clubes seriam a inglesa e a holandesa.

Aleksander Ceferin, Presidente da Uefa afimou em comunicado que a Uefa mostrou claramente que estamos totalmente comprometidos em respeitar os valores fundamentais do esporte e defender o princípio fundamental da competição aberta com qualificação baseada no mérito esportivo, em plena conformidade com os valores e o modelo esportivo europeu solidário.

> Assine nossa News Later para ler conteúdos exclusivos!

Comentários estão fechados.