IR: Receita abre nesta semana a consulta ao lote de restituições

Receita já pagou dois lotes de restituição do Imposto de Renda (IR) deste ano, e está prestes a abrir a consulta ao terceiro lote. Confira!

Na próxima sexta-feira (22), deve começar a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda (IR) 2022. A Receita ainda não definiu a data de abertura da consulta, mas ela comumente começa uma semana antes do depósito.

O pagamento do terceiro lote será realizado no dia 29 de Julho deste ano. O dinheiro será creditado na conta indicada pelo contribuinte no momento da declaração.

Cronograma de pagamentos do IR 2022

Os pagamentos são baseados na data de entrega da declaração de imposto de renda. Quem entregou primeiro, fica primeiro.
Nesse sentido, o primeiro lote foi desembolsado em 31 de maio e foi destinado a contribuintes preferenciais como idosos, pessoas com deficiência e professores, além de contribuintes que enviaram a declaração no início do período de depósito, em no mês de Março.

Após, o segundo lote foi pago em 30 de Junho aos contribuintes que apresentaram suas declarações de imposto de renda (IR) até 18 de Março deste ano.

Confira os datas:

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 29 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

Nessa hora geralmente surge uma dúvida comum de quem tem direito à restituição, que é descobrir exatamente quando ela será paga. Infelizmente, a Receita Federal não publica essa informação com antecedência. Assim, você precisa observar na consulta de cada lote se sua restituição foi incluída.

Como descobrir se irei receber?

Para descobrir se seu pagamento será aprovado neste lote, você precisa acessar o site da Receita e informar o número do CPF (sem os separadores de números, pontos ou traços) e data de nascimento (só digitando os números, sem as barras) .

A data de nascimento deve ser digitada com dois dígitos para o dia, dois dígitos para o mês e quatro dígitos para o ano.

Onde o dinheiro é depositado?

O reembolso é pago diretamente na conta bancária indicada na declaração de imposto de renda. Se por algum motivo o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os recursos ficam disponíveis para resgate no Banco do Brasil por até um ano.

Nesse caso, é possível reagendar o crédito dos valores pelo portal do BB ou pelos telefones da central de relacionamento dos bancos nos números 4004-0001 para capitais, 0800-729-0001 para outras localidades ou 0800-729-0088 , um telefone especial exclusivo para deficientes auditivos.

O que é imposto de renda?

Trata-se de um tributo federal – como o nome sugere – que incide sobre a renda (ou seja, sobre o que você ganha). E ainda segue seu desenvolvimento hereditário. Para fazer esse rastreamento, o governo exige que trabalhadores e empresas relatem seus ganhos anuais ao IR.

É evidente que você ganha e gasta dinheiro o ano todo. Em princípio, a renda é tributada no momento do recebimento. No ano seguinte, a Receita Federal (as vezes chamada de Leão, em razão de uma propaganda realizada no passado) verifica se o que ele cobrou de você é realmente o que você teria que pagar com base no valor de sua renda.

Assim, para que o Leão tenha todas essas informações, você precisa realizar “Declaração de Ajuste Anual” para o IRPF (Imposto de Renda sobre Naturais). A notificação geralmente é feita do início de Março até o final de Abril. E você deve mostrar todas as suas receitas e despesas de serviços no último ano.

> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui. 

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.