Investimento em ações: 3 dicas para você entrar no mercado financeiro
O investimento em ações é considerado um dos melhores para aumentar os seus rendimentos. Porém, algumas pessoas sentem uma certa insegurança em realizar aplicações em ações, já que é mais arriscado.
Você também precisa ler:
- Tesouro Direto: 5 dicas para você começar a investir
- Invisto o dinheiro ou compro um imóvel para valorizar?
- PicPay começa a negociar criptomoedas; Veja como funciona!
- Criptomoedas são fraudes? Movimento anticripto ganha força!
- O que saber antes de começar a investir? 5 dicas para ajudar você!
É normal que as pessoas que não possuem experiência no investimento em ações sintam esse medo, mesmo que seja uma das aplicações mais conhecidas pelas pessoas. Entretanto, para ajudar você a entender mais sobre elas, separamos algumas dicas para entrar nesse mercado financeiro de forma segura. Confira!
O que é o investimento em ações?
O capital das empresas é dividido em pequenas partes. Cada uma dessas fatias são chamadas de ações. Lotes (cada lote tem 100 ações) dessas empresas ficam disponíveis para serem compradas. Ou seja, quando você aplica dinheiro naquela empresa, você se torna um acionista.
Agora, antes de pensar no investimento em ações, é preciso entender o mercado. Ele é um ambiente totalmente de negócios. É por lá que são vendidas e compradas frações do capital social de uma empresa. Ou seja, as ações.
Quem deseja comprar, ou seja, aplicar seu dinheiro em ações, pode fazer isso quando quiser. Afinal, o mercado de ações está aberto para o público.
Abra uma conta em uma corretora de valores
Abrir uma conta em uma corretora de valores é obrigatório para quando começar o investimento em ações. Afinal, ela será responsável por realizar as aplicações.
Para a escolha da corretora é preciso pensar em confiança e credibilidade. Além disso, é importante pesquisar por uma já consolidada no mercado. É importante que você saiba como as transações são realizadas. Então, as instituições disponibilizam a plataforma Home Broker para a realização de operações de compra e venda de ações.
Para realizar a abertura é preciso baixar o aplicativo da instituição escolhida no celular e enviar alguns documentos pessoais para a corretora. A conta sendo aprovada, você já está apto a realizar transferências da sua conta pessoal para a sua da corretora.
Mesa de operações ou Home Broker
Para fazer o investimento em ações, você precisa saber que são duas formas de operar na bolsa. A corretora geralmente oferece o Home Broker, como já falamos acima, que é uma plataforma onde você mesmo realiza a compra de ações. Com isso, a taxa de corretagem é sempre fixa.
As vantagens de investir em ações através da mesa de operações também existem. Entretanto, a principal é que você tem um corretor disponível naquele momento da aplicação. Você fica em contato com ele por um canal de comunicação definido por vocês e ele opera no seu lugar. É claro que você passará suas ordens de compra e venda, mas sempre terá uma ajuda de um profissional naquele momento. Neste caso, a taxa de corretagem é baseada na tabela da Bovespa. Ou seja, é mais alta que na operação anterior.
Agora é o momento!
Chegou o momento do seu investimento em ações e você decidirá quais delas irá comprar. É possível escolher um método de análise, que pode ser a técnica ou a fundamentalista, e seguir por conta própria. Ou você pode decidir por relatórios que já foram elaborados por analistas especializados nesse mercado e seguir todas as orientações.
> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!
Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.
Comentários estão fechados.