Interpretação de texto: Aprenda como se tornar um mestre

Interpretação de textos contribui para assimilar mais facilmente conteúdos e desenvolver pensamento crítico além de aumentar o vocabulário.

À medida que as inovações tecnológicas avançam, a maneira como interagimos com o mundo mudou significativamente. Hoje percebemos a passagem do tempo muito mais rapidamente: tudo é imediato e tudo acontece simultaneamente.

Você pode estar se perguntando o que isso tem a ver com interpretação de texto. Mas não se preocupe, chegaremos lá!

Atualmente, as redes sociais têm contribuído muito para a ideia de que estamos participando de diferentes interações e situações a todo momento.

Por isso, aos poucos, tornou-se essencial fornecer informações de forma mais direta e assertiva. Os blogs foram substituídos por tweets e imagens e nos tornamos uma geração cada vez mais visual.

No entanto, cenários de leitura não instantânea ou superficial não são incomuns. Apesar de algumas vantagens, a chamada leitura dinâmica ainda não é ideal para todos os contextos.

Os momentos de participação em um concurso público são um deles. Nesses casos, saber ler e interpretar um texto é essencial; entender suas nuances e objetivos.

Para isso, o treinamento na interpretação de textos é essencial. Porque como você interpreta um texto? E por que a interpretação correta é tão importante? Para entender melhor, é só continuar lendo esse conteúdo!

Por que a interpretação textual é importante?

Quando falamos de textos, não nos limitamos aos textos verbais.

Nesse aspecto, imagens, gestos ou expressões também fazem parte da nossa linguagem e, por isso, tendem a ter significado e são interpretados no nosso dia a dia. Simultaneamente podemos dizer que nossas mensagens estão cheias de intenções.

Portanto, para que sejamos compreendidos, é importante que saibamos expressar essas mensagens com clareza.

Se queremos que alguém pare de nos incomodar, não adianta sorrir. Se gostamos de um abraço, não afastamos ninguém. No entanto, esta não é uma tarefa que fazemos sozinhos.

Se por um lado estamos transmitindo uma mensagem, também é importante que nosso interlocutor possa tentar entendê-la.

É esse processo que constitui a interpretação. Em outras palavras, seu significado principal reside no fato de que a interpretação possibilita a compreensão completa de uma mensagem e de sua intenção.

Você também precisa ler:

Não é por acaso que a interpretação de textos é uma habilidade que se desenvolve nos primeiros anos de ensino e se aprimora nos anos seguintes.

Assim, sua importância também é demonstrada pelo fato de que a interpretação das pessoas é posta à prova ao longo de suas vidas.

No entanto, a boa interpretação dos textos não é essencial apenas porque eles criam um bom relacionamento entre as pessoas de uma sociedade mantida.

Também é responsável por desenvolver algumas habilidades socioemocionais importantes para o nosso dia a dia.

Alguns exemplos são: comunicação, criação de conteúdo (artigos, textos, imagens, relatórios, etc.), trabalho em equipe e resolução de conflitos.

Interpretação de texto e concursos públicos

Para além do nosso quotidiano, a capacidade de interpretar corretamente um texto é muito procurada no contexto dos concursos públicos.

Desse modo, parte fundamental das provas de língua portuguesa, tem como objetivo avaliar a capacidade do candidato de compreender diferentes estruturas de texto e desenvolver o raciocínio lógico com base nisso.

Quando falamos de concursos públicos como a prova da OAB, essa habilidade é ainda mais importante. Afinal, a lei está em constante mudança, e as leis que a compõem também estão sujeitas a diferentes interpretações.

Para que um candidato se torne um bom advogado, é importante que ele saiba lidar com essas mudanças. Em suma, interpretar um texto é uma forma de estimular o pensamento e o melhor raciocínio – resultando em profissionais mais aptos a defender os interesses de seus clientes.

Como você interpreta os textos?

Em ambientes de aprendizagem, não é incomum associar a interpretação de um texto à revelação da intenção do autor. No entanto, essa maneira de pensar não é totalmente correta.

Por um lado, a interpretação é, na verdade, a compreensão do que o autor quis dizer com determinada produção.

Contudo, não termina aí e se expande de maneiras diferentes, dependendo do leitor.

Isso acontece porque o espaço do texto é um espaço de encontro entre dois pontos de vista: os que pertencem a quem escreve o texto e os que pertencem a quem os lê.

Nesse sentido, para interpretar um texto, o leitor deve estar disposto a combinar todo o seu conhecimento do mundo – que lhe é inerente e faz parte de sua personalidade – com o conhecimento que o texto lhe oferece diante dele.

Esta união não será necessariamente harmoniosa, afinal pode-se contradizer o que foi lido. Mas sempre tem que ser feito de forma consistente.

Aprender a interpretar é também aprender a ler. E como a leitura não é um processo com começo, meio e fim, a interpretação de textos pode ser melhorada com alguns exercícios.

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Comentários estão fechados.