Inteligência emocional no trabalho: Confira 5 dicas que podem te ajudar

Saiba como ter mais inteligência emocional no trabalho com essas pequenas dicas que vamos passar e faça a sua carreira profissional decolar rumo ao sucesso.

Atualmente, o mercado de trabalho está mais competitivo e exigente em relação a muitos aspectos. Dentre as habilidades mais importantes e extremamente necessárias no ambiente corporativo, a inteligência emocional se destaca por ser constantemente exigida pela maioria das empresas.

Por isso, damos cinco dicas valiosas de como ter mais inteligência emocional no trabalho que pode impulsionar sua carreira.

Inteligência Emocional: conceito

É uma competência (ou habilidade) muito importante e, às vezes, indispensável, que permite que uma pessoa lide emocionalmente com possíveis mudanças, situações e adversidades que possam surgir ao longo do caminho. , seja em nível pessoal ou profissional.

Em outras palavras, a inteligência emocional é a facilidade com que uma pessoa é capaz de reconhecer e gerenciar suas emoções e sentimentos.

Deve também ser capaz de argumentar de forma assertiva sob forte pressão psicológica e, sobretudo, ser capaz de manter o equilíbrio em situações desfavoráveis. Descubra as dicas para se tornar mais emocionalmente inteligente no trabalho, logo abaixo.

1 – Desenvolver autoconsciência e confiança

Se você está em receoso sobre como ser mais emocionalmente inteligente no trabalho, esta dica poderá lhe ajudar. Em primeiro lugar, você tem que se conhecer bem.

E isso significa estar ciente de seus pontos fortes e fracos, portanto, saber quais são suas habilidades e o que precisa ser melhorado.

Conhecer bem seus pontos fortes e fracos também pode aumentar sua confiança, especialmente ao tomar decisões no ambiente de trabalho. Além disso, quem tem maior autoconsciência pode avaliar as consequências de suas ações e, obviamente, raciocinar com mais clareza antes de agir.

2 – Não ser impulsivo

Muitas vezes nos encontramos em um ambiente de trabalho hostil porque a interação humana nem sempre é agradável.

Apesar disso, é importante que você controle suas emoções. Se você sentir que está um pouco mais animado por qualquer motivo, evite ser impulsivo o máximo possível.

Agir instintivamente e sem pensar pode ter consequências negativas para sua carreira profissional. Sentimentos ruins como medo, raiva, tristeza e insegurança podem desencadear reações desagradáveis ​​nas pessoas.

Então tente processar seus sentimentos antes de fazer qualquer coisa sobre eles, tá bom!?

3 – Preste atenção no seu comportamento e nas suas reações

Outra dica valiosa para ter mais inteligência emocional no trabalho. Sempre que você for atingido por uma emoção, seja ela agradável ou ruim, observe sua reação (tanto física quanto mental).

Além disso, esteja ciente de como seu comportamento está afetando outros companheiros de equipe.

Por exemplo, se você reagiu negativamente às críticas construtivas de seu chefe, examine cuidadosamente tudo o que o levou a reagir de uma forma ou de outra.

Quando você tem plena consciência de seu comportamento e reações, pode ter maior controle emocional não só no trabalho, mas em qualquer tipo de situação cotidiana.

4 – Priorizar o que mais importa.

Outro fator interessante na abordagem ser mais inteligente emocionalmente no trabalho é ter maturidade para entender que você não pode abraçar o mundo e assumir todas as responsabilidades só para você.

Por isso, é importante saber priorizar as atividades mais importantes do dia.

Saber distinguir uma tarefa urgente de uma que pode esperar mais alguns dias pode ser extremamente benéfico do ponto de vista emocional.

Resumindo, quando você trabalha sob pressão e precisa cumprir metas e prazos apertados todos os dias, seja organizado e aprenda a priorizar o que precisa ser feito primeiro.

5 – Ser mais resiliente em qualquer situação

Finalmente , nossa última dica para se tornar mais emocionalmente inteligente no trabalho está relacionada à capacidade dos profissionais de serem resilientes.

Um funcionário que consegue se adaptar facilmente a qualquer tipo de cenário de negócios ou mudanças repentinas e desfavoráveis ​​sem sofrer pode ser muito procurado pelas empresas.

Sabemos que no ambiente corporativo são inúmeras as adversidades e espera-se uma tremenda pressão por desempenho Resultados.

E um trabalhador resiliente tem plena capacidade de absorver os efeitos negativos da rotina e ainda manter o foco no trabalho. Portanto, a resiliência é uma das habilidades altamente valorizadas por líderes e gestores.

> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui. 

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.