Inteligência Artificial: Fantástico mundo sem defeitos?

A Inteligência Artificial (IA) pode ser uma ferramenta muito útil para aprimorar o ensino em todos os níveis, mas nem tudo são flores.

A Inteligência Artificial (IA) pode ser uma ferramenta muito útil para aprimorar o ensino em todos os níveis, desde o ensino fundamental até o ensino superior.

Logo, uma das vantagens é que ela pode personalizar o aprendizado para cada aluno, fornecendo recomendações de conteúdo com base nas habilidades e interesses individuais.

Com a ajuda da IA, os professores também podem avaliar o progresso dos alunos, identificar pontos fracos e fortalecer habilidades específicas.

No entanto, existem opiniões divergentes sobre a utilização da tecnologia na educação.

Enquanto alguns defendem que o uso da IA pode facilitar a absorção de conteúdo, outros questionam se o excesso de recursos tecnológicos pode prejudicar o processo de aprendizagem.

De acordo com o professor de Química e influenciador, Michel Arthaud, da Plataforma Ferretto – focada em preparação para o Enem e vestibulares -, a IA oferece tecnologias que permitem simular comportamentos humanos relacionados à inteligência, tais como raciocínio, solução de problemas, percepção e até mesmo tomada de decisões.

Essa mescla entre conhecimento humano e artificial pode proporcionar grandes benefícios para a educação.

Atenção ao mundo da Inteligência Artificial

Deve-se ter cuidado com o uso da IA na educação.

Embora a personalização do ensino seja um dos aspectos mais importantes para a assimilação de conteúdo, é necessário considerar que o uso da Inteligência Artificial pode gerar debates intensos em todo o mundo.

Assim, este debates são principalmente por aqueles que temem que as habilidades humanas sejam cada vez mais substituídas.

Apesar disso, a IA pode trazer benefícios significativos, como o aumento do interesse dos alunos pelos tópicos abordados, o que pode ajudá-los a compreender melhor as disciplinas e ampliar seus conhecimentos.

Nesse sentido, Michel Arthaud, professor de Química e influenciador da Plataforma Ferretto, que se dedica à preparação para o Enem e vestibulares, enfatiza que é importante aproveitar a tecnologia no aprendizado, mas também ressalta a necessidade de preservar o método tradicional de ensino.

Considerando isso, o professor destaca 4 pontos importantes a serem observados no uso da IA na educação:

Reprodução de desigualdades

No Brasil, a utilização da Inteligência Artificial pode gerar uma desigualdade entre aqueles que possuem acesso à tecnologia e aqueles que não têm, o que pode perpetuar a exclusão educacional.

Ademais, a tecnologia pode ser desenvolvida para atender às necessidades de determinados grupos ou indivíduos, deixando outros à margem.

Dificuldade em detectar plágio

É comum que os alunos pesquisem e se inspirem em textos disponíveis na internet ao realizar trabalhos solicitados pelos professores.

No entanto, o problema surge quando, na tentativa de economizar tempo, o estudante copia todo o material acessado e o entrega como se fosse autoral, resultando em plágio.

Desenvolvimento de habilidades essenciais

De forma diferente, é importante ressaltar que o uso excessivo da IA na educação pode levar à falta de desenvolvimento de habilidades essenciais nos alunos.

Com a tecnologia tomando conta de muitas tarefas, os estudantes podem perder a oportunidade de aprimorar competências como leitura, interpretação de textos, escrita e compreensão, que são fundamentais para o aprendizado e para a vida acadêmica e profissional.

Ausência de interação humana

Apesar da Inteligência Artificial representar uma revolução na educação, tanto para os professores quanto para os alunos, é importante lembrar que os planos de ensino podem ser afetados de maneira direta ou indireta.

Com base nisso, a falta de contato pessoal pode prejudicar a interação entre estudantes e professores, além de diminuir a troca de experiências e conhecimentos entre eles.

Vantagens da tecnologia na educação

As vantagens da IA na educação são diversas, como a personalização do aprendizado, avaliação do progresso dos alunos, identificação de pontos fracos e fortalecimento de habilidades específicas.

Além disso, a IA pode ser usada para aprimorar a qualidade do ensino em todos os níveis, do fundamental ao superior.

No entanto, é preciso estar atento aos desafios, como a possibilidade de reprodução de desigualdades, dificuldade em identificar plágio, deficiências no desenvolvimento de habilidades essenciais e a falta de contato pessoal.

Assim, estes entre outros pontos levam a termos que pensar mais sobre a tecnologia.

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui e acompanhe o nosso portal.

Comentários estão fechados.