Imposto de renda: saiba prazo de entrega e muito mais

Entre os meses de março e abril é necessário fazer a entrega da declaração do importo de renda! Confira os prazos, regras e como declarar a sua.

Como de costume, entre os meses de março e abril, é necessário realizar a entrega da declaração do imposto de renda. 

O imposto de renda, é o imposto cobrado sobre a renda de pessoas que, no espaço de um ano, tiverem seus ganhos superando a casa dos R $28.559,70.

Dessa forma, todos os brasileiros que se enquadram nessa premissa, precisam entregar sua declaração referente ao ano de 2021 até a janela de fechamento de envio.

Importante ressaltar que, ao declarar o imposto de renda, é fundamental deixar claro para a receita todas as aquisições, ganhos e pagamentos referentes ao ano anterior. 

Logo, o não cumprimento dessas condições, pode acabar resultando na aplicação de multas e sanções por parte da receita federal. 

Para onde vai o dinheiro arrecadado pelo imposto de renda? 

Sabemos que, ano após ano, bilhões de reais são injetados aos cofres públicos devido a cobrança do imposto de renda. Entretanto, como será que é feito o direcionamento e a divisão desse capital? 

A princípio, não existe um destino certo para todo o dinheiro arrecadado pelo governo referente a tributação sobre a renda dos brasileiros. 

Todavia, segundo o Ministério da Fazenda, parte desse valor é dividido entre municípios e estados que, por sua vez, utilizam esse dinheiro para melhorias na saúde, educação e infraestrutura.  

Como fazer a declaração do imposto de renda?

É comum encontrarmos pessoas que acabam optando por terceirizar essa tarefa, muitas vezes solicitando ajuda de alguém que já tenha conhecimento no assunto ou, até mesmo, contratando um contador. 

Entretanto, para aqueles que pretendem fazer sua declaração do imposto de renda por conta própria, o site da Receita Federal disponibiliza o download do Programa Gerador da Declaração.

Logo, uma vez baixado o programa, cabe a pessoa preencher corretamente todas as informações solicitadas no formulário e realizar o envio da declaração corretamente.

Clique aqui para baixar o Programa Gerador da Declaração.

Prazo para entregar o imposto de renda.

Tão importante quanto o próprio imposto de renda, é estar atento ao prazo limite de entrega da declaração, conforme estipulado pela própria receita federal.

Nesse sentido, é preciso estar ciente que, a entrega da declaração deverá ser realizada até o dia 29 de abril de 2022. 

Frequentemente, o que vemos são pessoas deixando para os últimos dias a entrega desse documento. Entretanto, conforme já apurado por alguns veículos de comunicação, até o momento, mais de 3 milhões declarações já foram entregues. 

O que acontece se eu não entregar o imposto de renda dentro da data limite? 

Quando falamos em imposto de renda, estamos tratando de uma das tributações mais importantes do país. Desse modo, é de se esperar que o governo não faça vista grossa diante de qualquer irregularidade relacionada ao IR. 

Em outras palavras, o não envio da declaração pode gerar uma série de complicações futuras que variam desde multas e outras penalidades, até acusações criminais por sonegação fiscal.

O que fazer quando perdemos o prazo de envio da declaração? 

Devido a correria do nosso dia a dia, por vezes e de forma totalmente involuntária, acabamos por nos esquecermos de honrarmos alguns compromissos importantes. 

Assim, não é difícil imaginar que muitos brasileiros se esqueçam de declarar suas movimentações financeiras perante a receita dentro prazo correto.

Dito isso, caso a pessoa tenha perdido o prazo máximo de entrega da declaração, de certa forma, não há motivos para se desesperar.

Desse modo, observe que o envio em atraso da declaração, ficará condicionado a uma multa de 1% ao mês, com valor mínimo de R $165,74, e com valor máximo de 20% do imposto devido. 

Além disso, caso a pessoa não tenha valores a recolher ou restituir, deverá pagar o valor mínimo da multa.

RECEBA NOVIDADES PELO CANAL DO TELEGRAM

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.