Gerenciador de senhas do Chrome fica mais completo e seguro

Novidades no gerenciador de senhas do Chrome traz atalho no desktop, anotações e verificação de segurança. Saiba mais!

Usar um gerenciador de senhas é uma das melhores maneiras de proteger suas informações, e quase todos os navegadores possuem esses recursos. Porém, o do Chrome recebeu diversos recursos na última atualização, como proteção biométrica, atalhos, notas e importação de dados.

Os usuários do Chrome Password Manager agora poderão acessar em seus computadores usando biometria, como impressões digitais e reconhecimento facial. Isso inclui suporte para o Windows Hello.

Outra novidade é a gaveta de salvar ao lado de cada login. Isso pode ajudar a registrar informações adicionais, como números de ID, códigos, nomes de usuário e assim por diante.

Além disso, é possível importar logins e senhas salvos em outras ferramentas. Basta exportar os dados para um arquivo CSV e importá-lo para o Chrome.

Compatibilidade do gerenciador de senhas do Chrome

O recurso será compatível 1Password, Bitwarden, Dashlane e LastPass Manager, além dos browsers Edge e Safari, mas logo poderá ampliar essas compatibilidades.

O gerenciador de senhas do Chrome também traz atalhos na área de trabalho para acesso mais veloz a logins e ferramentas e informações para conseguir gerenciar os logins e senhas.

Por fim, o Chrome para iOS agora verifica se as senhas salvas são fracas ou reutilizadas, permitindo que o usuário as altere e as mantenha mais seguras.

O gerenciador de senhas é considerado melhor que o Chrome

Apesar das novas ferramentas de segurança, é importante observar que os gerenciadores de senhas no navegador são mais vulneráveis ​​a hackers.

Como nos lembra o Bleeping Computer, as ferramentas incorporadas aos navegadores podem ser alvo de malware, conforme já relatado em 2021, com o programa RedLine.

Por isso, é bom usar o gerenciador de senhas do Chrome com precaução, se possível, sem armazenar informações de contas mais sensíveis, como redes sociais, bancos e dados médicos.

Ter seu próprio gerenciador para isso é ideal, como 1Password e Bitwarden, para citar alguns.

Usar a mesma senha em vários sites não é recomendado. Se um serviço vazar, os hackers podem pegar a senha e tentar usá-la em outras plataformas.

Com um gerenciador de senhas, você pode criar diferentes combinações para cada serviço, pois não precisa mais se lembrar delas.

As senhas podem ter dias contados

Quase toda a internet depende de senhas para acesso. No entanto, algumas empresas estão começando a usar novas formas de autenticação que não exigem mais combinações de caracteres.

Uma chave de acesso é um tipo de credencial digital armazenada no dispositivo de um usuário. Para funcionar, sites com chaves criptográficas públicas fazem chamadas que requerem a chave privada cadastrada no aparelho para funcionar.

No entanto, esta chave privada só está disponível se o usuário aprovar por biometria ou Bluetooth, por exemplo.

Apple e Google agora aceitam chaves de acesso. O gerenciador de senhas 1Password começou a oferecer suporte a esse recurso.

Essa novidade é bem interessante, mas é preciso sempre ter cuidado ao pensar sobre as senhas e salvá-las. Tenha total certeza daquelas que ficarão salvas.

Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Comentários estão fechados.