Geração Z: O que é, como surgiu e suas características

Basicamente a geração Z corresponde aos nascidos a partir de 1995 até por volta de 2010, havendo a transição do século XX.

A Geração Z inclui o grupo de pessoas nascidas após 1995. Elas cresceram com a popularização da internet e interagem com o mundo integrando todas as formas de tecnologia disponíveis. Para este grupo, a visão sequencial do tempo é substituída pela visão paralela do tempo, em que a realidade é simultânea e é possível realizar várias atividades ao mesmo tempo, acessar diferentes realidades, participar de diferentes grupos.

Os nativos digitais (geração atual) são:

  • práticos;
  • realistas;
  • tolerantes;
  • ativistas;
  • tímidos aos rótulos;
  • acessíveis e simples;
  • pretensão de construir um mundo melhor.

Esta categoria sociológica, assim como suas antecessoras: baby boomers, gerações x e y, foi desenvolvida como objeto de análise tendo em mente a sociedade norte-americana, mas seus insights também se aplicam às sociedades ocidentalizadas e nos ajudam a compreender mudanças em nosso tempo.

O que é a Geração Z?

A Geração Z corresponde aos nascidos entre 1995 e por volta de 2010, representando a transição do século XX para o século XXI.

Caracteriza-se por seu domínio das novas tecnologias e pela urgência e variedade de interações realizadas em um universo privado, individual e às vezes alienígena e relações interpessoais de primeira viagem, perfil representado na imagem de um jovem trancado em uma sala, manuseando seu celular e conectado a pessoas de diferentes lugares, recebendo uma grande quantidade de informações e sem uma interação diária profunda com seus pais e vizinhos.

A variedade de mídias disponíveis, a velocidade do fluxo de informações, a interatividade no ambiente virtual e o uso cotidiano desses recursos tecnológicos influenciam o comportamento das pessoas dessa geração e moldam versatilidade, agilidade e curiosidade.

Quem nasceu na Geração Z tem prioridade em aprender, quer estudar , fazem intercâmbio no exterior, têm uma inclinação mais forte para o empreendedorismo e abraçam a ideia de trabalhar em casa.

Eles se concentram menos no dinheiro e mais na qualidade de vida e na melhoria do mundo, pois também têm uma forte carga idealista.

Muitos gostariam de seguir seu hobby. Eles não querem trabalho de longo prazo, eles querem realização pessoal rápida e um senso de participação na melhoria da sociedade através de seu trabalho e estilo de vida.

Você também precisa ler:

Também chamados ou conhecidos como nativos digitais, a Geração Z é hipercognitiva, tem a capacidade de vivenciar múltiplas realidades simultaneamente, especialmente as digitais, e absorver uma ampla e complexa gama de informações.

A tecnologia também lhes fornece muitas ferramentas para planejar e controlar suas atividades, por isso estão à frente das gerações anteriores quando se trata de contornar imprevistos, reduzir a imprevisibilidade dos eventos e tomar ações preventivas e corretivas de forma simplificada.

Eles são práticos, responsáveis, autodidatas e extremamente realistas e lógicos.

O individualismo da Geração Z é adepto de desconstruir rótulos e experimentar. Eles não devem ser definidos por classe, sexo ou idade. A individualidade é valorizada em si e nos outros, são tolerantes às diferenças e agregadores, dialógicos, pensativos, avessos ao radicalismo.

Ao contrário dos Millennials, que são adeptos da polarização e da hiperexposição, a Geração Z usa as redes como um campo de reconciliação e construção. Ela também preza pela transparência e autenticidade, também revela suas fraquezas, é a geração selfie de cara limpa. Eles não consomem artificialmente o que está sendo comunicado.

Indivíduos com mentalidade de diversidade da Geração Z participam de vários grupos simultaneamente, procuram pontos de conexão em diferentes fluxos de pensamento e comportamento, eles são inclusivos.

Características principais da Geração Z

  • Interage com vários dispositivos tecnológicos e eletrônicos simultaneamente.
  • Sua visão de mundo não conhece fronteiras físicas e geográficas.
  • Velocidade e agilidade nas interações e nas informações de trânsito.
  • Capacidade de realizar múltiplas atividades simultaneamente .
  • Sentimento de urgência em relação às próprias expectativas.
  • Flexibilidade e adaptabilidade à mudança.
  • Pragmatismo em relação às necessidades profissionais e pessoais.
  • Tolerância e abertura à mudança social.*100009 *Fluido identidade e sem rótulos.
  • Acesso ao valor, não posse.
  • Autonomia como valor inegociável.

Geração Z e mercado de trabalho

A Geração Z nasceu em uma época em que a conexão com a tecnologia no dia a dia já era muito forte. Seu processo de socialização era hiperconectado e isso impactava diretamente na forma como ele interagia com as outras pessoas, agia e conduzia sua vida profissional e pessoal.

A facilidade de comunicar e distribuir informações afeta seu comportamento e expectativas em relação ao mundo do trabalho.

> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.
caracteristicas da geracao zdepois da geracao zgeracao zgeracao z ou millennialsmillennial geracao zmillennial ou geracao zo que e geracao zquao cringe eu sou para a geracao zquao cringe eu sou para a geracao z teste