Finanças Pessoais: O que é? Veja 4 passos essenciais para se organizar

As finanças pessoais têm um impacto direto na nossa qualidade de vida. Afinal, o dinheiro nos ajuda em diversos aspectos. Além disso, se você não controla o seu dinheiro, pode se encher de dívidas, gastar mais do que pode e, quando realmente precisar, não terá dinheiro nem para emergência.

E não existe hora certa para começar a organizar. Nada de esperar o início do mês ou o início do ano, a hora é agora. E, para ajudar você, separamos algumas dicas para começar logo a sua organização financeira.

  • O que são finanças pessoais?
  • Gastos essenciais
  • Gastos necessários
  • Gastos supérfluos
  • Como organizar as finanças
  • Orçamento é fundamental
  • Tenha objetivos claros
  • Tenha ferramentas para organizar suas finanças
  • Verifique com frequência o seu orçamento

O que são finanças pessoais?

As finanças pessoais fazem parte da gestão financeira, ou seja, é ato de você organizar a sua vida financeira pessoal ou da família. Então, é tudo que entra e sai para sua casa ou para gastos pessoais, como lazer, por exemplo. Como a organização financeira pessoal pode ser dividida: 

  • Gastos essenciais: São os gastos fundamentais na sua rotina de vida. Por exemplo: aluguel, condomínio, luz, água, internet, transporte, impostos, saúde, alimentação, educação, entre outros. Eles se repetem todos os meses, ou seja, precisa estar preparado para esses gastos regularmente.
  • Gastos necessários: São os gastos importantes, mas que podem ser reduzidos sem afetar tanto a sua qualidade de vida. Por exemplo: academia, planos de assinaturas, carro particular, diaristas, entre outros. 
  • Gastos supérfluos: Esses são os gastos voltados para o seu bem-estar. Por exemplo: celular de última geração, alimentação fora de casa, viagem, roupas de marca, bebidas, entre outros. Esses são gastos voltados para o desejo e não para a necessidade.

Você precisa parar e analisar os seus gastos e decidir onde encaixar cada um, porque o que pode ser supérfluo para um, pode ser necessário para outro. Mas, nesse caso, você precisa ser honesto e se perguntar se é desejo ou necessidade. Por exemplo: Um profissional que trabalha com internet e precisa gravar muitos vídeos, pode considerar um celular de última geração como uma necessidade, já que entrega mais qualidade. Então, é preciso avaliar.

Como organizar as finanças

Você já entendeu o que são finanças pessoais e como pode separá-las. Então, chegou o momento de saber como organizá-las. Afinal, não adianta saber o que é sem saber como fazer. Separamos algumas dicas que ajudarão você nesse processo. 

A calculadora é uma aliada na hora da organização
Não precisa ter medo dos números. Você só precisa saber do básico para organizar as finanças pessoais.
  • 1- Orçamento é fundamental

Faça uma lista com todos os seus gastos no mês, fique atento para não esquecer de nada. Faça o mesmo com as suas fontes de receita, ou seja, todo dinheiro que entra, seja salário ou renda extra. Depois você precisa subtrair a receita e a despesa. Para você ter a sua conta positiva (no azul), precisa sobrar dinheiro. Então, precisa gastar menos do que ganha. 

Esse é o ponto inicial para fazer uma organização financeira. Você precisa saber o quanto está ganhando e em que está gastando. Então, conheça os seus números. 

  • 2- Tenha objetivos claros

Objetivos e metas são fundamentais na vida de qualquer pessoa. Eles nos ajudam com a motivação e disciplina. Afinal, temos algo a alcançar. Isso vale muito para o dinheiro, porque você saberá o que fazer com tudo que recebe e aprende a controlar os gastos. 

Se você não consegue organizar bem as suas finanças, defina algo que você queira muito e que dependa de dinheiro. Por exemplo: Quero fazer uma viagem para o exterior no dia tal. Esse é um objetivo e você vai definindo as metas, inclusive financeira. Então, se você quer viajar, precisa saber quanto de dinheiro é necessário. A partir disso, vai definir quanto precisará investir na viagem todo mês e, com isso, definirá também quanto precisará poupar. 

Se você tem o CPF negativado e quer “limpar o seu nome”, por exemplo, esse pode ser um objetivo. Então, quando você quer resolver? Quanto investirá todo mês para isso? O que você consegue cortar ou diminuir os gastos?  

Quando você tem objetivos traçados é mais fácil de entender a importância da organização financeira




  • 3- Tenha ferramentas para organizar suas finanças

Ter um local para deixar registrado essa organização é fundamental. Fazer as contas na calculadora e só, não adianta porque não terá o controle. Então, você precisa usar alguma ferramenta que ajude na gestão do seu dinheiro. 

Você pode ter uma planilha de organização financeira no Excel, por exemplo. Não precisa ser nada extraordinário, uma planilha simples é o suficiente. Você pode incluir uma coluna para receitas para descrever tudo que entra. E outra coluna de despesas para incluir tudo que precisa pagar. Mas na internet você encontra muitas opções de planilhas para baixar, basta decidir a melhor para você. 

Planilha de orçamento pessoal
As ferramentas de organização financeira são fundamentais para ter controle do orçamento

Agora, se você usa mais o celular, uma boa opção são os aplicativos. Guia Bolso, Minhas Finanças e Organizze são ótimos apps para você incluir suas receitas e despesas. Ter sua organização no celular é ótimo para anotar os gastos na hora. 

Se você não é muito do digital, o caderno e a calculadora já são suficientes para você organizar suas finanças pessoais. Tenha um espaço para suas receitas e outro espaço para os gastos. 

Não deixe de descrever exatamente o que entra e de onde vem. A mesma coisa você precisa fazer com as despesas. Só dessa forma você consegue ter controle das finanças. 

  • 4- Verifique com frequência o seu orçamento

É essencial acompanhar como anda o seu orçamento. Verifique se está saindo tudo como planejado e se não deixou de registrar nada. Isso é preciso para não fugir do controle e replanejar se for necessário. Afinal, nem sempre as coisas saem como é planejado e você não pode ser pego de surpresa. 

Muitas pessoas fogem da organização financeira pessoal porque pensam que é muito difícil, que precisa entender de números, planilhas e tudo mais. Mas não é nada disso, tá bom? Você só precisa saber o básico da matemática e ter uma calculadora que fará todas as contas. Anotar tudo que você recebe e tudo que gasta. E pode usar a ferramenta que você quiser para organizar, seja uma planilha do Excel ou um caderno. O importante é não deixar de lado. 




Considerações finais

Para concluir, hoje falamos sobre os passos essenciais para organizar sua vida financeira. Como pode notar, é bastante fácil! 

Esse artigo foi útil para você? Se gostou deixe seu comentário! Compartilhe com seus amigos nas redes sócias! 

Acompanhe nossas atualizações diárias e fique por dentro das principais notícias sobre finanças.

COMPARTILHE

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin



Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.