Por que não emprestar cartão de crédito para terceiros?

Emprestar o cartão de crédito para ajudar amigos e familiares em momentos de sufoco financeiro, pode ser algo arriscado. Saiba mais!

Se você costuma emprestar seu cartão de crédito para ajudar amigos e familiares em momentos de necessidade financeira, saiba que está correndo um grande risco. Isso ocorre porque você está permitindo que a pessoa contraia dívidas em seu nome sem garantia de pagamento.

Por mais que seja uma relação de confiança, você não deve se arriscar a ajudar alguém por diversos motivos que detalharemos neste artigo.

Então continue lendo e descubra por que você nunca deve emprestar seu cartão de crédito para outra pessoa.

É uma boa ideia pedir um cartão de crédito emprestado?

Podemos começar dizendo que não, emprestar um cartão de crédito definitivamente não é uma boa ideia.

No entanto, esta é uma prática muito comum no Brasil, pois é assim que as pessoas ajudam amigos e familiares que têm dificuldades e/ou não têm acesso ao crédito.

De fato, as intenções são ótimas, mas continua sendo uma situação extremamente arriscada para o mutuário do cartão.

De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Sebrae, 23% brasileiros ajudaram amigos e familiares emprestando seus cartões de crédito nos últimos 12 meses.

A segunda forma mais comum de ajudar financeiramente é emprestando um cartão fidelidade, com 4 das respostas. Além disso, 29% dos brasileiros usaram nomes de amigos e familiares para fazer compras no mesmo período.

A falta de crédito e a reserva de emergência por parte de quem pede ajuda financeira são citados como os principais motivos para o empréstimo do cartão.

Se você já se viu nessas situações, continue lendo para entender por que emprestar seu cartão de crédito a alguém é arriscado.

Quais são os riscos quando você empresta um cartão de crédito?

Se você costuma emprestar seu cartão de crédito para amigos e familiares, sabe dos riscos que está correndo.

Limite de crédito excedido

O primeiro risco que você corre ao pedir um cartão de crédito emprestado é que seu limite de crédito para compras futuras se esgote.

Por fim, cada cliente do banco possui um determinado limite, que é liberado de acordo com seu perfil financeiro, renda, histórico de pagamentos e outros fatores que são levados em consideração na análise de crédito.

Se você permitir que alguém use seu cartão de crédito, você empatará parte desse valor disponível e poderá se arrepender mais tarde.

Vulnerável a fraudes

Um risco que nem todos estão cientes ao emprestar um cartão de crédito é o risco de fraude financeira.

Isso acontece principalmente quando você envia os dados do seu cartão ou uma foto dele por meio de mensagens do WhatsApp ou redes sociais.

Por exemplo, se um cibercriminoso clonar sua conta de contatos, ele poderá acessar as informações do seu cartão de crédito e fazer compras em seu nome.

Ficar inadimplente

Outro risco que você corre ao emprestar seu cartão de crédito para outra pessoa é que você simplesmente não pode pagar a dívida e não pode pagar seus pagamentos.

Nisso, mais de 65 milhões de pessoas no Brasil estão inadimplentes, segundo a última pesquisa do Mapa de Inadimplência e Renovação de Dívidas no Brasil, publicado mensalmente pela Serasa Experian.

A soma das dívidas desses cidadãos ultrapassa R$ 263 bilhões, enquanto o valor médio devido por cada um é pouco mais de R$ 4.000.

Se você se encontra nessa situação, corre o risco de ter seu nome negado, não conseguir acessar o crédito no mercado e até sofrer um processo de cobrança de dívidas.

Para ficar por dentro de todos os assuntos do mundo dos concursos, ter acesso às melhores dicas de estudos  e conhecimentos sobre diversos temas, acompanhe o nosso blog diariamente.

-> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.