Fim das profissões: veja como a inteligência artificial impactará o mercado de trabalho

A mudança no mercado de trabalho não é novidade. Entretanto, como a IA é responsável pelo fim das profissões no futuro?

O fim das profissões devido ao avanço da tecnologia não é nenhuma novidade. Com certeza você já ouviu sobre isso e até conheceu pessoas com medo de perder suas carreiras.

O uso da inteligência artificial já é rotina para quase metade do mundo corporativo, segundo pesquisa realizada em fevereiro deste ano.

Os números são realmente preocupantes se olharmos apenas a lógica do fim das profissões que, na realidade, já estão desaparecendo. Até porque, quase metade das empresas que já utilizavam o novo recurso demitiram os profissionais que não eram mais considerados “úteis” naquela área.

Portanto, será que a inteligência artificial acabará com o mercado de trabalho e as carreiras de muitos profissionais?

Infelizmente, sim, mas é claro que isso não é direcionado para todas as carreiras. Entretanto, tudo aquilo que pode ser automatizado deixará de ser manual para a entrada de tecnologia. Para muitas empresas, os benefícios são altíssimos, como financeiro e praticidade.

Por que o fim das profissões para a inteligência artificial?

O fim das profissões para a inteligência artificial ocorre pelo avanço da tecnologia. Atualmente, as IAs já conseguem ler, mapeiam automaticamente entrada e saída de produtos, contabilizam compras, agilizam a logística, otimizam o atendimento, além de gerarem relatórios com análises e sugestões para serem colocas em prática.

A inteligência artificial aprende de forma fácil e depois coloca em prática exatamente como foi ensinado. Por isso, facilita para a empresa e é uma grande aposta. Afinal, ela é programada apenas uma vez e já entrega os resultados esperados de forma rápida e sem erros.

Caso você tenha medo de ser substituído no trabalho por um IA, acredite, é necessário mostrar o seu valor como pessoa e profissional. É preciso mostrar que o seu conhecimento e talento não podem ser substituído por uma máquina.

Portanto, o fim das profissões pode estar próximo para aquelas áreas em que o trabalho se torna mais repetitivo. Ou seja, a atenção deve estar voltada para elas.

É possível que os brasileiros ainda não estejam preparados para esse tipo de discussão, afinal, falar sobre isso para profissionais de um país com quase 9% da força de trabalho desempregada e uma população com baixo índice de eficiência no investimento em educação e recursos básicos para a sobrevivência da sociedade é difícil.

As mudanças que a tecnologia traz para o mercado de trabalho seguem a lógica das escolhas que fazemos em nossas vidas. A IA destruirá muitos recursos e criará muitos outros.

Assim como centenas de milhares de pessoas morrem todos os dias no mundo, centenas de milhares nascem, convertendo a dor da perda na esperança do nascimento. Os números do crescimento global mostram que todos os dias nascem mais pessoas do que morrem.

Portanto, cabe a nós monitorarmos e cobrar um saldo excedente não apenas de nascimentos e mortes de pessoas, mas de locais de trabalho para todas essas pessoas.

Esses são os impactos da inteligência artificial no mercado de trabalho. Portanto, tenha atenção ao fim das profissões e faça o possível para mostrar que você faz diferença para a empresa.

Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Comentários estão fechados.