Ferramentas de IA: o que os robôs ainda não conseguem fazer?

Com todas as ferramentas de IA, muitos profissionais estão com medo de perderem seus empregos. Entretanto, os robôs não conseguem fazer tudo. Veja!

Há grande entusiasmo hoje sobre o futuro das ferramentas de IA (Inteligência Artificial) e sobre as mudanças que ela trará para nossas vidas. Entretanto, também existe muito medo do que elas farão com o mercado de trabalho. Afinal, com tantas coisas que já são possíveis fazer com ela, que o temor de que em breve ela substituirá muitos profissionais bate 

Mas o fato é que existem certas atividades que os robôs não podem realizar. Consequentemente, é nesses tipos de conhecimento e habilidades que talvez você deva se concentrar para garantir o seu lugar no mercado de trabalho.

Conheça algumas habilidades que as ferramentas de IA não conseguem substituir o homem.

Quais habilidades as ferramentas de IA não possuem? 

Ter senso crítico

As ferramentas de IA podem criar texto, criar imagens, processar dados, organizar informações de maneiras muitas vezes mais claras do que os humanos.

No entanto, essas máquinas não podem avaliar criticamente essas informações. A IA não tem a capacidade de discernir em meio a um mar sem fim de informações qual delas é confiável, qual tem interesses ocultos por trás, etc.

Portanto, as empresas terão que investir por muito tempo em profissionais dotados dessa capacidade de olhar criticamente a realidade de forma original.

Decisões delicadas

Os robôs são capazes de memorizar muitas informações. Mas tomar uma decisão mais complexa simplesmente não é algo em que você possa confiar nas ferramentas de IA.

Isso porque os dispositivos de IA poderão analisar os dados analiticamente. Mas carece da previsibilidade de situações humanas e sociais, como questões em que situações difíceis podem levar as pessoas a tomar decisões bem delicadas. Suas estimativas tendem a ser mais “matemáticas”, o que nem sempre é útil.

Empatia

O conceito de empatia refere-se às habilidades relacionadas às emoções. Portanto, uma pessoa pode ser superinteligente em determinada área do conhecimento, mas ainda apresentar baixa inteligência emocional, revelando dificuldades em lidar com questões sutis que envolvem as relações humanas.

Nesse aspecto, as ferramentas de IA não podem ser comparadas aos humanos. Como as empresas empregam pessoas, elas são mais empáticas do que qualquer programa. A razão é simples: as máquinas não podem julgar as relações humanas subjetivamente.

Criatividade

Ok, pode-se dizer que as máquinas super avançadas que temos hoje, como o ChatGPT, são extremamente engenhosas quando se trata de criar algo novo. No entanto, isso é criatividade limitada, e os humanos ainda são insuperáveis ​​quando se trata de imaginar e sonhar com coisas novas.

Flexibilidade mental

Nossas vidas hoje são rápidas e as coisas estão mudando constantemente. Por isso, uma das habilidades mais essenciais é saber navegar com serenidade em meio a essas mudanças permanentes, o que exige aprender e desaprender, aceitar mudanças de rota.

No entanto, essa flexibilidade cognitiva permanece exclusivamente humana. As máquinas, por outro lado, têm um funcionamento mais forte.

Oportunidade para Avaliação de ética

Um dos aspectos mais sensíveis da existência humana é o dilema ético que enfrentamos. Essas situações tendem a testar a análise, o raciocínio moral e a tomada de decisões. E, por enquanto, independentemente do progresso obtido nesse sentido, apenas os humanos permanecem preparados para lidar com questões éticas.

Essas são algumas das habilidades que as ferramentas de IA não conseguem superar o ser humano. Será que você tem entregue tudo isso na sua vida profissional? Vale a pena observar.

Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

chatgptcomo está o mercado de trabalhocomo está o mercado de trabalho com a IAcomo está o mercado de trabalho com a Inteligência Artificialcomo está o mercado de trabalho com a tecnologiacomo está o mercado de trabalho com os robôsferramenta de IA no Brasilferramentas de IAferramentas de Inteligência Artificialferramentas de Inteligência Artificial no BrasilIAMercado de trabalhomercado de trabalho com a IAmercado de trabalho com a inteligência artificialmercado de trabalho com os robôsmercado de trabalho no Brasilo que os robôs não sabem fazero que os robôs sabem fazerrobôsrobôs no Brasiltecnologia