Facebook muda feed para reduzir a distribuição de conteúdo político

A Meta faz testes para reduzir a aparência de postagens sobre política no feed do Facebook; A conversão já foi implementada no Brasil.

A Meta fez algumas mudanças desde o ano passado para reduzir a disseminação de conteúdo político no Facebook. Novas medidas foram tomadas depois que a empresa anunciou outra mudança em seu algoritmo de feed de notícias. A novidade, implementada após uma série de testes, afetará os usuários no Brasil.

Nesse sentido, a medida faz parte de uma campanha que começou em fevereiro de 2021. Na época, o CEO Mark Zuckerberg enfatizou que as pessoas não querem que o conteúdo político domine seus feeds de notícias, informa um comunicado de imprensa. Assim, a empresa começou a fazer esforços para atender os pedidos.

Nosso primeiro passo será reduzir temporariamente a distribuição de conteúdo político no Feed de notícias para uma pequena porcentagem de pessoas no Canadá, Brasil e Indonésia nesta semana e nos Estados Unidos nas próximas semanas, disseram na época. A medida teve como objetivo avaliar as diferentes formas de classificação do conteúdo político nos feeds das pessoas.

Desde então, várias medidas foram implementadas. Até 24 de maio deste ano, a rede social mostrou uma nova experiência: reduzir o peso dos comentários e compartilhamentos para a divulgação de conteúdo político no ranking do algoritmo. Nesse contexto, os usuários que testaram a intervenção indicaram que viram menos conteúdo em seus feeds que não acharam valioso.

Os testes foram expandidos em todo o mundo. Mas no Brasil, essa mudança já se tornou uma realidade para todos: na quinta-feira passada (7 de Julho), a controladora das plataformas disse que dará menos peso a comentários e compartilhamentos para determinar a disseminação de conteúdo político no Facebook no país. A medida já está em execução.

Assim, a Meta não entrou em muitos detalhes. Mas a empresa disse ao site “Poder360” que quando se trata de distribuição de conteúdo político, outros valores são analisados: quem postou o conteúdo e quando; se você interagiu com essa pessoa, página ou grupo no passado; e se a postagem é uma foto, vídeo ou link, entre outras coisas.

 

Segundo a META, as pessoas preferem que conteúdos políticos não prevaleçam em seus feeds de notícias (Imagem: Joshua Hoehne/Unsplash).

 

Empresa Meta reduz a distribuição de conteúdo politico no feed (Facebook)

A ação é resultado dos esforços para reduzir a quantidade de conteúdo político. Observe, no entanto, que o foco está em reduzir a distribuição, não em bani-lo. Logo, desse modo, não é por acaso que a própria empresa afirmou ano passado que não remove essa informação.

De acordo com postagem da empresa do ano passado, para eles o objetivo é preservar a capacidade das pessoas de encontrar e se envolver com conteúdo político no Facebook, respeitando seu interesse no que desejam ver no topo de seu feed de notícias.

Assim, todas essas preocupações têm uma explicação. De acordo com a controladora, com base em sua análise nos Estados Unidos, o conteúdo político representa apenas 6% do que as pessoas veem no Facebook. Mas mesmo quando a proporção é pequena e o feed é personalizado, a rede social sabe que mesmo uma pequena porcentagem de conteúdo político pode afetar a experiência geral de uma pessoa.

> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui. 

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.