Internet gratuita a estudantes do ensino básico. Entenda

A conexão com a internet é feita através de um chip que deve ser entregue a cada participante. Para isso é preciso ter o CadÚnico.

Boas notícias! estudantes poderão solicitar internet gratuita. Alunos de escolas brasileiras que estão matriculados a partir do 3º ano do ensino fundamental podem solicitar acesso gratuito à internet banda larga.

Além desse grupo, quem cursa o ensino médio também será beneficiado pelo projeto Internet Brasil.

A apresentação do novo programa foi feita na semana passada pela secretária de Telecomunicações integrante do Ministério das Comunicações, Nathalia Lobo, durante uma entrevista para o programa “A Voz do Brasil”.

Para ter acesso a esta oportunidade, os alunos devem fazer parte do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). A conexão é feita através de um chip que é enviado a cada participante. Mais detalhes de registro serão anunciados em breve.

Acesso à Internet nas escolas

Segundo o secretário, o objetivo é garantir o acesso à Internet em todas as escolas públicas do Brasil. A primeira fase de implantação ocorrerá nas seguintes localidades: Paraíba (Campina Grande e Caruaru), Pernambuco (Petrolina) e Bahia (Juazeiro) e Rio Grande do Norte (Caicó e Mossoró).

Você também precisa ler:

 

Esses municípios serão atuar como pilotos para o projeto que visa analisar os aspectos funcionais e, assim, ampliar o acesso banda larga para o maior número de estudantes brasileiros.

Na entrevista, Nathalia também citou outro programa responsável por oferecer internet gratuita para brasileiros trazerem . o Wi-Fi Brasil. O serviço é prestado às comunidades em situação de alto risco onde o sinal de banda larga não está disponível, apenas via satélite.

O secretário ressaltou que este programa já disponibilizou internet de alta velocidade em mais de 17 mil pontos espalhados pelo país , em regiões habitadas por comunidades indígenas, quilombolas e áreas rurais mais remotas.

Implantação gradual

A Internet Brasil será implementada em etapas, de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira, os requisitos técnicos para a oferta de serviços e os critérios de priorização definidos em regulamento.

Inicialmente, abrangerá escolas de comunidades abrangidas pelo “Programa Nordeste Conectado”, ação realizada em parceria entre o MCom e o MEC. O projeto piloto prevê a distribuição e manutenção de cerca de 700.000 chips.

O programa Internet Brasil objetiva promover o acesso gratuito à Internet em banda larga móvel para alunos matriculados na educação básica da rede pública de ensino e de famílias matriculadas no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal.

> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Comentários estão fechados.