Estratégia para gestão do tempo eficaz no estudo: 10 técnicas essenciais

Conheça 10 táticas para manter uma gestão do tempo eficaz. Estratégias que ajudarão você a manter o foco e concentração nos seus estudos.

A gestão do tempo eficaz é essencial para todo concurseiro com objetivo de chegar a tão sonhada posse. Portanto é importante entender que o gerenciamento do tempo não quer dizer passar o dia todo ocupado e nem que vai ganhar mais 10 horas no seu dia, mas é saber administrar as suas 24 horas do dia e organizar os seus estudos de forma eficiente dentro desse tempo.

Pode parecer muito difícil, principalmente se você não tem ideia de por onde começar, mas já pode ficar tranquilo, porque separamos as 10 técnicas essenciais para você se organizar e ter tempo para estudar de forma eficaz.

Como fazer e quais são as vantagens de uma gestão do tempo eficaz

Se preparar para um concurso público não é fácil, mas é possível estudar de forma inteligente e deixar tudo mais tranquilo. E você só vai conseguir isso se usar o tempo a seu favor. Por isso, o gerenciamento do tempo é tão importante e carrega com ele muitos benefícios.

Sem dúvida saber que está estudando com qualidade e que tem tudo sob controle são grandes vantagens quando administra bem o seu tempo, mas não para por aí . Você começa a ter mais foco e concentração nos seus estudos, melhora a sua disposição e motivação por saber exatamente o que precisa fazer, deixa você preparado para qualquer imprevisto no edital, e torna o dia a dia de estudo mais simples.

Agora, como conquistar tudo isso? Separamos algumas técnicas para você seguir.

  1. Entenda sua rotina.
  2. Tenha um plano de estudo para concurso.
  3. Tenha prioridades.
  4. Foque em uma tarefa por vez.
  5. Use ferramentas a seu favor.
  6. Organize o ambiente de estudo para uma gestão de tempo eficaz.
  7. Método para manter a concentração.
  8. Fuja das distrações para manter uma gestão de tempo.
  9. Faça pausas.
  10. Dizer não será essencial.
  • 1 – Entenda a sua rotina

Antes de pensar em como organizar e montar o seu cronograma de estudo é preciso entender a sua rotina. Anote tudo que você costuma fazer todos os dias para saber o tempo que terá para os seus estudos. Afinal, não adianta ter um planejamento baseado em uma rotina que não existe.

Por exemplo: Se você trabalha fora é preciso mapear a sua carga horária diária no trabalho e o tempo gasto de locomoção. Além do trabalho, o que mais é prioridade no seu dia que não pode abrir mão de forma nenhuma? Depois de realizar esse mapeamento, é hora de avaliar o tempo que terá para estudar com foco total.

  • 2 – Tenha um plano de estudo para concurso

É normal aquela empolgação para começar a estudar logo para um concurso, mas é preciso saber o que estudar e quando estudar, para que essa empolgação não vá embora rapidinho. Então, tenha um plano de estudo para que você defina as prioridades e não perca o foco.

Com os editais anteriores em mãos, é hora de mapear todos os conteúdos que geralmente são cobrados no seu concurso e identificar o seu nível de conhecimento em cada um deles. Baseado nisso, você coloca como prioridade os conteúdos que você sente mais dificuldade. Ou seja, aqueles que demandam mais tempo e que ocuparão um espaço maior no seu cronograma de estudo.

É interessante detalhar exatamente o que vai estudar e o horário que vai se dedicar a cada um dos conteúdos. Por exemplo: Das 18h às 19h30 – Língua Portuguesa / Das 20h às 22h30 – Direito Constitucional.

Aproveite para aprender as 10 técnicas de estudo eficazes para o seu concurso clicando aqui.

  • 3 – Tenha prioridades

Se o que você realmente quer é uma gestão do tempo eficaz, então, definir prioridades é essencial. O que de fato é importante para você e que não pode abrir mão? Essa é a sua prioridade do dia.

Não tem jeito, quando você decide prestar concurso público é necessário pegar firme nos estudos. Então, sem dúvidas, estudar para a prova é uma prioridade no seu dia. Definido isso, chegou a hora de decidir quais serão os conteúdos que você investirá o seu tempo. Como fazer isso?

Conheças as etapas do seu concurso – Quais são os conteúdos que terá menos tempo para estudar?

Conteúdos mais cobrados – Quais são os conteúdos que mais pesam no seu concurso?

Específicas – Além do conjunto de disciplinas padrão, quais são os conteúdos específicos do concurso?

Dificuldades – Quais são os conteúdos que você sente mais dificuldade na hora de estudar?

Você também precisa ler:

  • 4 – Foque em uma tarefa por vez

Um erro comum é sairmos atropelando as tarefas no nosso dia a dia, né? Então, acredite, isso também acontece quando o assunto é estudo. É começar estudando uma disciplina e do nada já partir para outra. Pode acontecer por ficar de saco cheio daquele conteúdo ou até mesmo pela distração.

Para você fazer uma boa gestão do tempo e estudar de forma eficiente, é necessário que tenha foco em finalizar uma tarefa por vez. Então, se você vai estudar Direito Penal, fique concentrado nessa disciplina até finalizar o que se propôs a estudar.

  • 5 – Use ferramentas a seu favor

Não importa se é digital ou analógica, você precisa utilizar ferramentas na hora de organizar seus estudos. Não adianta um papelzinho aqui e outro ali, isso só fará você perder tempo. Escolha as melhores ferramentas e defina um destino para cada uma delas. Então, se você optar pelo Trello (ferramenta digital) crie um método de organização. Se o caderno for o melhor aliado, mantenha a organização.

É sempre importante escolher a ferramenta que você tenha domínio. Não adianta querer administrar melhor o seu tempo se tiver que perder boa parte dele tentando se adaptar a uma ferramenta que não domina. Sempre escolha aquela que é a melhor para você.

  • 6 – Organize o ambiente de estudo para uma gestão do tempo eficaz

Estudar no meio da bagunça não dá. Primeiro que é muito difícil manter a concentração num ambiente desorganizado. Segundo que bagunça com gestão do tempo não combina. Já pensou precisar consultar alguma anotação para um determinada atividade e não saber onde está? Imagina o tempo que gastará só para tentar encontrar a informação.

Deixe tudo muito bem organizado ao ponto de saber onde cada coisa está. Se for utilizar caderno, não misture as anotações. Tem muitos livros ou apostilas? Deixe organizado por disciplina. Gosta de fazer anotações com post-it? Coloque em ordem de conteúdo. As ferramentas digitais precisam ser organizadas também. Se você baixa muito material, crie pastas especificando o que é cada material.

Você também precisa ler:

  • 7 – Método para manter a concentração

Pode ser fácil montar um plano de estudo para concurso e definir prioridades, por exemplo. Agora, pode não ser fácil manter a concentração para seguir tudo que foi planejado. É normal rolar uma distração em algum momento, mas isso precisa ser evitado. E se você sente dificuldade de manter o foco é melhor procurar por métodos que ajudem nessa questão.

O método pomodoro, por exemplo, consiste em 4 ciclos de foco total e pausas. Funciona assim: 25 minutos de foco – 5 minutos de pausa / 25 minutos de foco – 5 minutos de pausa / 25 minutos de foco – 5 minutos de pausa / 25 minutos de foco – 15 minutos de pausa / Recomeça o ciclo. Você pode ficar à vontade para adaptar. Se você sente que começa a perder o foco após 30 minutos estudando, o seu método pode ser de 30 minutos de foco e 5 minutos de pausa.

  • 8 – Fuja das distrações para manter uma gestão do tempo

Encontre o que faz você perder a concentração e corte na hora que estiver estudando. Se você não consegue ficar sem mexer no celular, por exemplo, coloque longe de você. Muitas vezes só desabilitar as notificações não é suficiente, portanto, é melhor manter distância.

Não esqueça que é a sua responsabilidade acabar com as suas distrações. Cada vez que você se permite cair nelas, você perde tempo que poderia ser investido no seu estudo. Lembre-se disso.

  • 9 – Faça pausas

Um erro comum entre os concurseiros é achar que estudar por 5 horas direto, por exemplo, é uma ótima tática. Saiba que isso não é interessante para uma gestão do tempo eficaz. Em algum momento a sua cabeça não funcionará mais como no início. A nossa mente também cansa e merece descanso. Então, mesmo que você acredite não ser necessário, saiba que fazer pausas é essencial.

Comece analisar quanto tempo você fica concentrado. E não é simplesmente ficar lendo, mas é quanto tempo você consegue absorver o que estuda. Se depois de 30 minutos já começa a perder o foco, é o momento de uma pausa para recarregar as energias.

  • 10 – Dizer “Não” será essencial

O objetivo de todo concurseiro é chegar na tão sonhada posse. Ou seja, significa que precisará de dedicação nos estudos. E não tem jeito, sempre aparecerão alguns convites que podem tirar o seu foco. Lembre-se do seu objetivo final e aprenda a dizer “Não”. Explique que, naquele momento, precisa manter o foco em outra área essencial para você.

Com essas 10 táticas você consegue manter uma gestão do tempo eficiente nos seus estudos. Todas fáceis de serem aplicadas e que farão uma grande diferença na hora do seu planejamento. Além disso, ajudam a manter o seu foco e a sua concentração na hora de estudar.

Se você gostou, compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Deixe seu comentário e confira aqui as melhores dicas de estudo para sua preparação!

Boa sorte, concurseiro! Juntos somos mais fortes!

 

Comentários estão fechados.