Espelho tecnológico? Descubra o futuro da vida fitness

Já imaginou ter um espelho conectado a um computador e à internet onde pode acompanhar seu treino? Conheça o espelho tecnológico.

Já imaginou ter um espelho conectado a um computador e à internet onde você também pode assistir a vídeos enquanto admira seu físico conquistado a duras penas?

Pois, para quem ama se observar enquanto malha a ideia de ter um espelho tecnológico ou espelho fitness inteligente.

Como funciona o espelho tecnológico?

O espelho tecnológico costuma ter mais de 1,80m de altura e está ligado à rede. De fato, seu projeto visa ligar o usuário do dispositivo a um personal trainer.

Nesse caso, ambos podem se ver projetados no espelho que também conta com dispositivos de captação de áudio e vídeo, para permitir a interação entre eles. Ao mesmo tempo, o espelho tecnológico oferece a possibilidade de exercícios guiados em grupo.

Você também precisa ler:

Os preços são sempre superiores a R$6.200,00, mas o aparelhos podem ter funções diferentes e mais avançadas ou podem ser básicos, onde o treinador pode ser visto e ouvido, mas o aluno, não. Sem contar que as aulas são gravadas e disponibilizadas sob assinatura mensal.

Ao mesmo tempo, o próprio espelho tecnológico pode dar sugestões de melhora na postura ou na realização dos exercícios, baseado na inteligência artificial.

Benefícios do espelho tecnológico

Em teoria, a ideia do dispositivo que auxilia na realização dos exercícios é excelente. De fato, seria uma ajuda e tanto para quem não pode estar todos os dias na academia, mas busca por resultados concretos e acompanhamento profissional.

Assim, por meio do dispositivo, a pessoa pode ajustar sua postura e realizar os exercícios de forma eficiente, evitando também lesões.

Psicólogos da área esportiva dizem que fazer exercícios em frente ao espelho tem suas vantagens. Entre elas, a possibilidade do aluno visualizar seu progresso e observar onde pode melhorar.

No entanto, outros profissionais da área de saúde mental e saúde desportiva têm certo receio com respeito ao aumento do uso da tecnologia.

Quais os riscos de usar o espelho tecnológico para treinar?

Infelizmente, a pressão estética, cada dia mais exigente, aumenta as inseguranças de bilhões de pessoas a cada dia.

Sendo assim, ter um equipamento capaz de apontar os defeitos da postura ou destacar imperfeições seria uma péssima ideia.

Afinal, distúrbios alimentares e casos de dismorfia corporal, quando o indivíduo se vê deformado apesar de não ter nada errado com seu corpo, aumentam a cada dia, inclusive entre praticantes assíduos de exercícios físicos.

Por isso, o uso do dispositivo exige atenção e bom senso.

Espelho inteligente para o bem-estar

Nesse caso, o espelho tecnológico usa luz infravermelha e ultravioleta, avalia os sinais do usuário para determinar se ele está saudável.

Em seguida, oferece conteúdo dentro do pacote assinado para cuidar da pele, por exemplo. O projeto foi pensado para substituir o espelho comum dos banheiros, tornando uma casa simples em uma casa do futuro.

Atualmente, os espelhos tecnológicos são acionados por comando de voz e sensores de movimento, praticamente conversando com o usuário.  Mas, vale lembrar que nenhuma tecnologia é capaz de substituir a avalição e o diagnóstico feitos por um profissional habilitado.
Então, apesar da tecnologia oferecer uma grande ajuda na busca por uma vida mais saudável, não deixe de procurar ajuda especializada antes de fazer qualquer mudança em sua rotina de exercícios ou saúde.

Comentários estão fechados.