Entrevista de emprego: 3 perguntas comuns e como respondê-las

Entrevistas de emprego costumam deixar os candidatos nervosos. Confira três perguntas comuns em entrevistas e como respondê-las.

Entrevistas de emprego costumam deixar os candidatos muito nervosos, não saber o que será perguntado, nem qual será o tom da conversa deixa muita gente de cabelo em pé. 

Pensando em ajudar você a se preparar melhor para a tão temida entrevista de emprego, reunimos neste artigo algumas perguntas que podem ser feitas no dia e como você pode respondê-las.

Mas atenção, isso não é um caderno de respostas prontas, é apenas um guia para que você possa compreender as possíveis perguntas e usar a sua experiência para elaborar a melhor resposta. 

É muito importante ser honesto na hora de encarar uma entrevista de emprego, por isso nada de usar respostas genéricas que não vão destacar suas habilidades dos outros concorrentes. Confira.

Fale um pouco sobre você 

Essa pergunta costuma deixar as pessoas tensas, afinal o que é que você deve falar? Bem, essa não é a deixa para você contar a sua história de vida, por exemplo, mesmo que seja uma história fascinante.

O objetivo do recrutador é entender se você é a pessoa certa para essa vaga, e essa é uma ótima oportunidade para você falar daquilo que não pode detalhar no currículo

Para não se enrolar na hora de responder essa pergunta, comece falando do que você está fazendo no presente, se estiver desempregado há algum tempo pode citar um curso ou projeto independente. 

Você também precisa ler:

Em seguida conte sobre suas experiências passadas, fale sobre o que você aprendeu passando por esses cargos. Mas lembre que não precisa detalhar cada experiência, você pode contar as mais relevantes para o cargo em questão.

Por último fale sobre o seu futuro na empresa, explique porque você se interessou pela vaga e como a sua experiência pode colaborar com a empresa. Seja claro e objetivo. 

Como você soube da vaga?

Essa é uma pergunta que abre oportunidades para que você demonstre conexão com a empresa. Se você souber por um amigo, fale o nome do amigo e explique porque ficou animado com a vaga. O mesmo vale se você viu a oportunidade em um evento ou mesmo no LinkedIn.

Mas veja bem, o importante é você dizer como soube da vaga, não precisa contar a história da sua peregrinação em busca de emprego. Um erro comum em entrevistas é dar mais informações que o necessário, na maioria das vezes dados sem relevância para a entrevista.

Por que você quer essa vaga?

Uma pergunta clássica, mas que muita gente não sabe responder. Os recrutadores estão em busca de pessoas que vão executar o trabalho com brilho nos olhos, por isso você precisa identificar os fatores que tornam essa vaga ideal para você.

Você pode juntar suas habilidades para o cargo com o trabalho que a empresa desempenha e formar uma resposta impactante. Por exemplo:

Escrever sempre foi um hábito presente na minha vida, na faculdade aprendi que podia informar as outras pessoas com a escrita. Acredito que o Tomar Posse executa essa atividade muito bem e gostaria de fazer parte desse time.”

Você percebe como essa frase está unindo habilidades pessoais com os valores da empresa? 

Agora que você já entendeu tudo, pode usar essas dicas para se preparar para a sua próxima entrevista de emprego. Boa Sorte.

> Assine nossa News Later para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegran? Clique aqui. 

Você vai gostar de ler:

Comentários estão fechados.