Enem: Confira dicas para ter um bom desempenho no exame 2022

Informar-se sobre os acontecimentos do país e do mundo, bem como treinar pro meio da escrita são formas de se ter um bom desempenho no Enem. Veja outras!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma etapa muito importante na vida de qualquer jovem que deseja ingressar no ensino superior em uma instituição pública. E essa importância aumentou com o crescimento da adesão das universidades, que agora substituem parcial ou totalmente o famoso e tradicional vestibular por esse exame.

Portanto, através de uma boa atuação no Enem é possível garantir a vaga almejada no curso desejado. Como todo aluno sabe, estudar exige esforço, responsabilidade e dedicação.

Há também alguns pontos importantes que podem melhorar o desempenho no exame. Separamos algumas dessas dicas neste artigo, acompanhe-nos!

Dicas para um bom rendimento no Enem

Esteja sempre informado

Vamos começar com a dica crucial e mais importante de todas: Esteja sempre informado sobre o que está acontecendo no país e no mundo. Os temas relacionados a um tema específico são vistos com mais frequência no Enem.

Temas que tratam de cenários políticos, conflitos, acidentes ambientais, direitos humanos ou mesmo grandes descobertas científicas têm grande chance de estar no conteúdo de estar presente o exame. Eles podem ser por meio de perguntas ou até mesmo em temas de redação. O aluno que souber mais a respeito certamente se sairá melhor e consequentemente estará à frente dos demais candidatos.

Fique informado através de notícias, jornais e portais de notícias

Para ficar por dentro do que está acontecendo no Brasil e no mundo, é interessante ler casos, notícias e debates, tentar ver o noticiário da televisão ver, mas não só eles. Leia também jornais impressos ou online, portais de notícias na Internet e revistas de notícias semanais.

Procure relacionar o que vê/leu com o que aprendeu, aponte quaisquer dúvidas que possa ter e leve-as ao professor para perguntar ou discutir com toda a turma. A intenção é que essa prática permita que você vá indiretamente além do que é ensinado na faculdade ou nas aulas preparatórias.

Ler muito

Outra diferença para um bom desempenho é ler muito, pois a leitura ajuda você a interpretar melhor as informações, melhorar sua escrita e ampliar seu vocabulário.

Esse fator também vai te ajudar na redação do Enem que exige do participante argumentos sólidos e concisos para desvendar e defender suas ideias desde que sejam relevantes e dentro do tema proposto.

Involuntariamente, o hábito da leitura também levará a uma compreensão mais clara e rápida dos fatos com suas declarações.

Resolva as provas dos últimos exames

Uma dica muito valiosa para os alunos prestes a concluir o Enem é resolver as provas complementares. Isso lhe dará uma ideia do formato e das perguntas do exame, e lhe dará uma ideia geral do nível de dificuldade do exame.

Tente resolver todo o teste no mesmo tempo que você terá no dia do enema. Esqueça TVs, telefones celulares e computadores agora. Faça como se estivesse no dia da prova e veja se consegue resolver tudo no tempo previsto. Esta é uma ótima maneira de praticar seu ritmo durante o teste.

Aprenda, não memorize!

E por último, mas não menos importante, ao estudar o conteúdo, assuntos e assuntos, aprenda, não memorize. O Enem não é prova do memorando, mas de interpretação. Aprenda e entenda o que você estuda. Vincule o que você aprendeu a situações cotidianas.

Dessa forma, na hora do exame, será mais fácil lembrar (em vez de memorizar) tudo. Bom estudos!

> Assine nossa News Later para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegran? Clique aqui. 

Você vai gostar de ler:

Comentários estão fechados.