Endividamento e inadimplência: qual é a diferença entre eles?

Você sabe o que é endividamento e inadimplência? Descubra as características de cada um e se faz parte de um desses grupos.

Muitas pessoas acreditam que endividamento e inadimplência são as mesmas coisas. Mas será que realmente é isso? Já podemos adiantar que a resposta é “Não”. Cada um tem o seu conceito e se diferem bastante, mesmo que muitos ainda não saibam.

Vamos entender de vez o que cada um significa?

O que é endividamento e inadimplência?

Para entender melhor o conceito de cada um, vamos descrever o que essas palavras significam no dia a dia do brasileiro. O endividamento está relacionado a qualquer pagamento que você tem para o futuro. Já a inadimplência é quando não consegue arcar com os compromissos firmados financeiramente.

Confira o que é endividamento e inadimplência nos próximos tópicos e saiba como está a sua vida financeira.

Endividamento

Muitas pessoas acreditam que ter uma dívida futura é a mesma coisa de ter uma conta em atraso. Ou seja, que a partir do momento que aquele compromisso foi assumido é como se ela fosse algo eterno e problemático. Entretanto, não é por aí.

As dívidas são aqueles pagamentos que você assumiu o compromisso de pagar em dia. Ou seja, dificilmente alguém não é endividado. Veja alguns exemplos para que você comece a entender de fato a diferença do endividamento e inadimplência.

  • O financiamento de uma casa ou apartamento – o comprador assume o compromisso de realizar o pagamento das parcelas mensalmente na data acordada. Essa pessoa tem uma dívida ativa pelo tempo de parcelamento, seja um, dois ou 30 anos.
  • A compra de um carro – quem não consegue pagar a vista assumirá uma dívida com data de início e data final.
  • A compra parcelada no cartão de crédito – ela segue a mesma ideia dos outros, a dívida permanece conforme a quantidade de parcelas.

Vale ressaltar que a dívida tem uma data de início e uma data fim. Então, se você financia uma casa por cinco anos, sabe que a sua dívida em relação a esse compromisso durará esse tempo.

Inadimplência

Agora ficou mais fácil de entender a diferença entre endividamento e inadimplência. Se a primeira refere-se aos compromissos financeiros sendo pagos em dia, o segundo conceito está relacionado aqueles pagamentos que não são feitos dentro do prazo combinado.

Então, se você faz uma compra parcelada e não realiza o pagamento no dia correto, você está inadimplente. O mesmo acontece com todos os outros exemplos que demos acima e qualquer compromisso financeiro não cumprido.

Quando os telejornais abordam, por exemplo, a quantidade de brasileiros inadimplentes, eles não estão falando daqueles apenas com dívidas, mas, sim, das pessoas que não arcaram com as suas dívidas.

Então, a diferença entre endividamento e inadimplência está relacionado ao pagamento ou não da dívida realizada. Nem todo mundo que tem uma dívida é inadimplente a partir do momento que cumpra com os pagamentos dentro do prazo.

O endividado sabe quando as suas dívidas acabarão, então, além que compra um carro e paga corretamente, sabe o prazo que finalizará. Já o inadimplente, não tem ideia de quando conseguirá arcar com as suas dívidas e, muitas vezes, acaba virando uma bola de neve.

Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Comentários estão fechados.