Atenção! Encceja 2023 termina a inscrição hoje

O Encceja 2023 permite que quem não concluiu o ensino fundamental e o médio conquiste o certificado. Confira todos os detalhes!

O prazo para quem pretende se inscrever no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja 2023 – termina hoje, dia 02 de junho. A inscrição deve ser realizada através do portal do exame.

Este exame é gratuito e não é obrigatório. Ele é direcionado para certificar jovens e adultos que não conseguiram concluir o ensino fundamental e o médio na faixa etária adequada. A certificação para o ensino primário é feita para alunos com mais de 15 anos. Você deve ter mais de 18 anos para o ensino médio.

É importante ressaltar que este certificado é equivalente a um diploma após a conclusão das etapas do ensino.

Agenda da Encceja 2023

As inscrições para o Encceja 2023: De 22 de maio a 2 de junho (Hoje!)

Realização das provas: 27 de agosto

Anúncio do gabarito: 11 de setembro

Resultados: 22 de dezembro

Informações sobre as provas

O Encceja 2023 consiste em quatro provas objetivas, cada uma é composta por 30 questões de múltipla escolha. O exame também inclui uma redação de até 30 linhas. O modelo é um argumento de dissertação semelhante ao exame Nacional do ensino Médio (Enem).

As provas para obtenção do diploma do ensino fundamental são:

  • ciências naturais;
  • matemática;
  • língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física e redação;
  • história e geografia;

As provas para obtenção do certificado do ensino médio:

  • ciências naturais;
  • matemática;
  • língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física e redação
  • história e geografia;

Para receber o certificado no Encceja 2023, o participante deve obter pelo menos 100 pontos em uma escala de 60 a 180 em cada uma das provas. Uma pontuação mínima de 5 é exigida na redação.

O que é o Encceja 2023?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é uma prova criada em 2002, pelo Instituto Nacional Ensino e Pesquisas Educacionais (Inep), que visa avaliar o conhecimento de pessoas que regressaram à escola por não terem conseguido concluí-la na idade apropriada.

Em 2009, o Inep concedeu o diploma de ensino médio para o exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Como o Enem se tornou uma porta de entrada para o ensino superior, o Ministério da Educação (MEC) decidiu, portanto, reconsiderar sua decisão e adotar o Encceja 2017 para a certificação do ensino médio. Um bom resultado no exame garante ao aluno um certificado de conclusão com o mesmo valor de um diploma do ensino fundamental ou médio.

Quem pode participar do Encceja 2023?

Podem participar do Encceja 2023 são jovens e adultos que vivem no Brasil ou no exterior. Veja como funciona para obter o certificado em cada uma das modalidades oferecidas: para a certificação do ensino fundamental é necessário ter no mínimo 15 anos no dia do exame, já para a conclusão do ensino médio, é necessário ter no mínimo 18 anos completos na data do exame.

Encceja Nacional e Encceja Exterior: como funcionam?

O Encceja 2023 possui quatro aplicações com editais e cronogramas diferentes, sendo: Encceja Nacional para residentes no Brasil; Encceja Nacional PPL, para residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas; Encceja Exterior para brasileiros residentes em outros países; e Encceja Exterior PPL, para residentes no estrangeiro privados de liberdade ou sujeitos a medidas socioeducativas. Vale lembrar que as provas no exterior são feitas em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Comentários estão fechados.