Enade: O que é, para que serve e como funciona o exame?

Você, já ouviu falar em Enade? Sabia que os cursos de graduação nas universidades do Brasil estão sujeitos a testes de qualidade? Confira!

Você, já ouviu falar em Enade? Sabia que os cursos de graduação nas universidades do Brasil estão sujeitos a testes de qualidade?

Pois bem, essa prova, da qual muitos alunos já devem ter ouvido falar, chama-se “Enade” e tem abrangência nacional por ser de grande importância para as instituições de ensino.

Os resultados obtidos no Enade são utilizados como alguns dos principais indicadores para qualificar o que é ensinado nos diversos cursos superiores públicos e privados do país. Quer saber mais sobre esse tema e tirar suas dúvidas? Continue lendo!

O que é Enade?

Primeiro, vamos explicar o que significa Enade: É a abreviação de Exame Nacional de Desempenho do Estudante, um teste que faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Esta avaliação é organizada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e ocorre anualmente, mas em cada edição será analisado um grupo específico de cursos selecionados de um total de três grupos.

Então há uma espécie de rodízio entre os cursos a serem avaliados, de modo que o mesmo curso se repete a cada três anos.

Nesse aspecto, o MEC (Ministério da Educação) determina quais cursos pertencem a quais grupos, que geralmente são divididos em áreas de conhecimento e áreas de atuação.

Inicialmente, no chamado Ciclo I, devem participar os cursos de bacharelado nas áreas de B. Engenharia, Saúde, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Agrárias e cursos para tecnólogos de segurança, produção de alimentos, etc.

Os programas de bacharelado em humanidades, línguas, ciências exatas, biologia e arte estão no ciclo II.

Além desses diplomas, os mesmos cursos também devem estar disponíveis, mas na forma de licenciados, e os tecnólogos para produção industrial, comunicação e mais alguns.

No Ciclo III estão Licenciados em Humanidades, Ciências Sociais Aplicadas e os seguintes Tecnólogos em Design, Produção Cultural, Gestão e Economia, entre outros.

É importante entender o que é o Enade, pois esse exame de abrangência nacional pode afetar o futuro da instituição, pois a nota alcançada depende da escolha de novos alunos por essa instituição e do recebimento de apoio financeiro de órgãos governamentais.

Para que serve o Enade?

As principais características do Enade estão relacionadas à avaliação dos cursos de graduação com notas, permitindo que os alunos escolham em quais universidades irão estudar.

Outrossim, permite que as instituições que regulamentam o ensino superior no Brasil analisem se o que é ensinado em sala de aula  é algo de qualidade.

Ele permite que instituições de todo o país façam melhorias, ajustes e outras mudanças em seus currículos para ganhar ainda mais exposição.

A pontuação obtida como resultado é utilizada por coordenadores e gestores para aprimorar seus cursos.

Há também outra função, tão fundamental quanto as citadas acima: serve de indicador para as faculdades de apoio e investimentos a serem obtidos do governo federal e do MEC.

Ou seja, quanto melhores as notas de um (mínimo) a cinco (máximo) no Enade, mais chances a instituição de ensino tem de receber apoio com repasses para infraestrutura, projetos acadêmicos e outros fins que melhorem o corpo docente.

Isso vale também para programas que auxiliam jovens de baixa renda a ingressar no ensino privado de qualidade, como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e o Prouni (Programa Universidade para Todos), pois a instituição precisa ser bem avaliada para fazer parte desses projetos pode ser.

Como funciona o exame?

Semelhante ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), mas mais simples, a prova do Enade tem duração máxima de quatro horas, ou seja, deve ser concluída em uma tarde.

Logo, ele é composto por questões específicas da graduação e questões do ensino geral, totalizando 40 questões.

As questões do Enade específicas de cada curso compõem as 30 questões do exame, das quais 27 são de múltipla escolha e três são modelos discursivos.

Assim, elas visam avaliar se os alunos, especialmente os graduados, adquiriram os conhecimentos e habilidades relacionados ao trabalho ensinados na universidade.

Dessa maneira, questões que exigem resposta escrita, ou seja, questões discursivas, fazem parte da prova para analisar a clareza e coerência dos egressos.

Na questão geral da prova do Enade, apenas 10 questões precisam ser respondidas (oito questões de múltipla escolha e duas questões discursivas), baseadas em diferentes conhecimentos, atualidades ou estudos de caso.

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui e acompanhe o nosso portal.

Comentários estão fechados.