Empréstimo consignado: Saiba mais sobre essa modalidade

O que é empréstimo consignado? É um empréstimo pra aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos com taxas de juros baixas. Veja!

Inicialmente, o empréstimo consignado é bem conhecido dos pensionistas, aposentados e servidores públicos, pois as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou do benefício. Os juros salariais são geralmente mais baixos do que com outros tipos de crédito.

Neste artigo, explicamos como realmente funciona e como saber qual banco tem a menor taxa de juros em um empréstimo consignado . Como são pagas as parcelas em caso de rescisão?

Bem, veja a resposta para essa e outras perguntas ao longo deste artigo. Confira!

O que é empréstimo consignado e como funciona?

Primordialmente, nesse tipo de empréstimo – também chamado de credito consignado – é um tipo de crédito cujo valor das parcelas é descontado diretamente da folha de pagamento, contracheque ou benefício.

Assim devido a esse motivo, podem pedir um crédito consignado os seguintes grupos:

  • funcionários com carteira assinada de empresas privadas;
  • servidores públicos (ativos, inativos e pensionistas);
  • militares das Forças Armadas (ativos, inativos e pensionistas);
  • aposentados e pensionistas do INSS;
  • beneficiários do Programa Auxílio Brasil;
  • beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Como dissemos, o empréstimo consignado funciona de forma muito simples: as parcelas são descontadas diretamente do salário, folha de pagamento, benefício ou pensão.

Veja também:

Isso significa que parte da renda é vinculada antes mesmo de o dinheiro chegar à conta da pessoa, o que exige um bom planejamento financeiro.

Vantagens do empréstimo consignado

São precisamente as vantagens dessa modalidade de credito que o torna muito popular. Vejamos!

Menores Taxas de Juros

As taxas de juros dos empréstimos salariais são menores do que outros tipos de empréstimos do mercado. Porque os bancos têm a certeza de que vão receber as parcelas porque elas são descontadas automaticamente do pagamento do solicitante.

Para os beneficiários do programa Auxílio Brasil, de acordo com o Decreto nº 816 de 26 de setembro de 2022, o governo estabeleceu um limite de juros de até 3,5 por mês.

Contratação Fácil

Como o banco tem a garantia de recebimento e o comprovante de renda é o contracheque ou recibo do benefício, a montagem e liberação do dinheiro é rápida.

Prazos de pagamento mais longos

As instituições financeiras costumam oferecer prazos de pagamento mais longos para empréstimos salariais. Alguns bancos oferecem até 120 parcelas mensais.

Desvantagens desse tipo de credito

Também é importante conhecer as desvantagens dos empréstimos consignados. Isso possibilita avaliar melhor a melhor opção de empréstimo em cada caso. A baixo, listamos algumas desvantagens.

Riscos maiores em caso de perca do emprego

Nesse caso, a alternativa é trocar o empréstimo consignado por outro empréstimo, que dependendo da modalidade, pode ter taxas de juros mais altas.

Além disso, é comum que o contrato de empréstimo salarial preveja uma dedução de até 30 do valor recebido em caso de rescisão. Portanto, antes de concluir o contrato, informe-se cuidadosamente sobre as regras no banco.

Dívida de longo prazo

Imprevistos acontecem o tempo todo. Portanto, vale a pena considerar se você conseguiria resolver o problema com o desconto mensal das parcelas da folha de pagamento.

Não há possibilidade de adiamento

A dedução do salário é feita diretamente do pagamento; portanto, não é possível diferir ou suspender a dívida. A renegociação do empréstimo também pode ser dificultada em caso de emergência.

Se eu for demitido, como fica a situação?

Nesse caso, se for despedido e tiver um contracheque, é importante que contate o banco ou instituição de crédito e informe-os do ocorrido. Porque como você não recebe mais o salário, não tem como deduzir as parcelas do empréstimo.

Nesse caso, o credor repete a negociação e redefine a forma e o prazo de pagamento.

Logo, os juros também podem aumentar na renegociação, já que não há mais garantia de pagamento com o salário mensal. Em outras palavras, o empréstimo concedido torna-se um empréstimo pessoal comum.

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Comentários estão fechados.