Eclipse Lunar: Evento natural da Lua foi visto em todo o Brasil; Veja algumas fotos!

O eclipse lunar foi visto de várias partes do mundo, incluindo o Brasil, entre a noite deste domingo (15) e a madrugada de segunda-feira. Veja mais!

Entre a noite deste domingo (15) e a madrugada desta segunda-feira, espectadores de todo o Brasil viram o primeiro e único eclipse lunar total de 2022.

Significa que o Sol, a Terra e a Lua se alinharam e a Lua passou em a sombra da terra. O fenômeno também foi observado em toda a América do Sul e Central, bem como em partes da América do Norte, Europa e África.

O evento veio em sua totalidade (por volta de 1h11, horário de Brasília) e a sombra cobriu completamente o disco lunar e a lua ficou avermelhada porque não tínhamos luz solar direta em nosso satélite natural.

Eclipse Lunar, veja fotos e saiba tudo sobre o fenômeno

O nome pode parecer assustador, mas a lua de sangue ou lua sangrenta é um dos fenômenos astronômicos mais bonitos que podemos observar a olho nu.

Como pode a lua sangrenta ser algo bonito? Na verdade, Blood Moon é apenas um nome eficaz para o fenômeno em que a lua fica vermelha. Então não se preocupe, a lua não sangra.

Lua de sangue

O fenômeno é raro e ocorre durante eclipses superlunares. Um eclipse lunar ocorre quando o sol, a terra e a lua estão perfeitamente alinhados e o planeta está no centro.

Em relação ao sol, a lua é obscurecida pela terra, ou seja, os raios do sol não atingem o satélite, e a sombra do planeta é projetada na lua, que eclipsa.

A Superlua ocorre quando o satélite está em sua fase completa e no ponto mais próximo da Terra conhecido como perigeu.

A combinação dos dois fenômenos eclipse lunar e superlua causa a lua de sangue.

A cor avermelhada deve-se a uma relação entre a proximidade da Lua com a atmosfera da Terra e os raios solares.

O sol emite luz de todas as cores, mas quando a lua está perto da terra, apenas cores de baixa frequência, como o vermelho, são refletidas da atmosfera terrestre para o nosso satélite natural, tornando a lua vermelha.

Como assistir a um eclipse como este?

Nenhum equipamento especial é necessário para assistir ao eclipse. A lua de sangue será visível a olho nu.

No entanto, o uso de binóculos ou telescópio pode melhorar a visibilidade e a intensidade da cor vermelha, explica a NASA. Um ambiente escuro longe da luz forte oferece as melhores condições de visualização.

Confira algumas fotos

Um eclipse lunar ocorre quando a Lua, a Terra e o Sol se alinham nessa ordem. Imagem: Carl de Souza/AFP
Lua de sangue observada da cidade do Rio de Janeiro na madrugada desta segunda-feira (16). Este é o primeiro eclipse lunar total de 2022. Um eclipse lunar ocorre quando a Lua, a Terra e o Sol se alinham nessa ordem. Imagem: Carl de Souza/AFP

 

Foto mostra uma lua de sangue tirada na madrugada desta segunda-feira (16) na Córsega, França. Imagem: Pascal Pochard-Casabianca/AFP
Foto mostra uma lua de sangue tirada na madrugada desta segunda-feira (16) na Córsega, França. Imagem: Pascal Pochard-Casabianca/AFP

 

Quer receber Notícias Diárias no Telegran? Clique aqui. 

Você vai gostar de ler:

Comentários estão fechados.